Em Farroupilha a Farmácia existe há três anos e beneficia cerca de 10 mil pessoas

O  vereador Gustavo Sperotto, do Partido Democrata (DEM), está dando os primeiros encaminhamentos para que Bento Gonçalves seja a próxima cidade a ser beneficiada com a Farmácia Solidária. O projeto foi desenvolvido em Farroupilha há três anos, pela farmacêutica e Deputada Estadual Fran Somensi (PRB), que agora quer transformar o projeto em estadual.
A ideia é atender pessoas que comprovem renda máxima de até um salário e meio. “O foco principal é atingir os menos favorecidas, que não têm condições de comprar os remédios que necessitam, ou seja, vamos atender uma população mais carente e menos assistida”, explica Sperotto.

O vereador pretende fazer um trabalho integrado com as secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Educação e Saúde, além do gabinete da Primeira-dama. “A ideia é conversar com as secretarias e depois, se possível, apresentar a ideia ao prefeito para que a gente já encaminhe a questão burocrática. Se tudo der certo, em 30 dias já estaremos apresentando o projeto”, declara Sperotto.

A Farmácia será mantida por meio de doações de medicamentos da população, indústrias e consultórios médicos. Os remédios que por algum motivo não puderem ser utilizados, serão destinados ao descarte correto. Além disso, de acordo com Sperotto, a intenção é ter um espaço específico para a Farmácia Solidária e cada bairro ter o seu ponto de distribuição, para facilitar o acesso das pessoas.