Projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) deve ser encaminhada ao Ministério da Cidadania em maio; expectativa é criar um espaço capaz de receber competições esportivas internacionais

Transformar-se em uma referência no atletismo. Esse é o ambicioso objetivo de Bento Gonçalves, que busca, por meio da implantação de uma pista de padrão profissional no município, não só fomentar a prática do esporte revelando novos talentos, como também acolher competições estaduais, federais e mesmo internacionais. Para garantir o repasse, a Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), necessita encaminhar até maio, o novo projeto da pista para o Ministério da Cidadania.

O ofício para construção da pista de atletismo foi protocolado pela Sedes no Ministério da Saúde em maio de 2019. O repasse para implantação veio sete meses depois, em janeiro deste ano. Conforme conta o secretário responsável pela pasta, Eduardo Virissimo, o maior desafio, no momento, é adequar o planejamento, uma vez que o valor aprovado pelo repasse não seria suficiente para cobrir os custos do projeto previsto originalmente pela Sedes. Ao todo, o Governo Federal liberal foi de cerca de R$477 mil, enquanto o orçamento mais baixo encontrado até o momento é de cerca de R$900 mil. “Agora estamos em busca de um pouco mais de recurso ou teremos que cortar alguns itens da pista para se enquadrar neste valor, que está empenhado no momento”, assinala.

Pista deve ser implementada no Estádio Montanha dos Vinhedos (Foto: Exata Comunicação, Divulgação)

Segundo Virissimo, a ideia surgiu com a percepção de que o atletismo, justamente pela falta de estrutura de treinamento, era um dos esportes menos privilegiados no município. “A gente sabe que o esporte avançou muito na cidade, e conversando com os grupos de corrida que existem aqui, foi levantada a possibilidade de buscar recursos para esse local de treino”, conta. Ainda, segundo ele, se percebe um aumento considerável tanto de praticantes amadores, quanto profissionais. “Essa modalidade esportiva tem um potencial gigante, e queremos essa pista por isso”, pontua.

Segundo o secretário, embora ainda não seja totalmente certo, a ideia é que a pista seja construída no Estádio Montanha dos Vinhedos, uma vez que a estrutura do espaço conta com arquibancada, fisioterapia, vestiários, academia de musculação, auditório, entre outros, além do espaço da pista, atualmente de terra, já montado. Embora tampouco seja possível estimar um prazo para o início da obra, ele adianta que em paralelo a pista, outra iniciativa de fomentação ao atletismo já foi encaminhada ao Governo Federal. “Inscrevemos o projeto ‘Novos Campeões”, onde contrataremos profissionais do atletismo para que façam nos contra turnos escolares, o atendimento de crianças que tenham talento e possam desenvolver uma equipe mais direcionada. Então, essa pista também servirá de base no futuro para a captação de novos atletas em bairros vulneráveis”, finaliza.­­