Com responsabilidade, cumprindo todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde e mesmo que seja com portões fechados em função do coronavírus, o Clube Esportivo Bento Gonçalves está pronto para retomar os treinamentos táticos, a preparação física e voltar à disputa do Campeonato Gaúcho 2020. É o que garante o presidente da agremiação, o empresário Laudir Miguel Piccoli, depois de quase dois meses sem futebol por conta da pandemia da Covid -19.

A última partida oficial do Esportivo foi no dia 15 de março, válida justamente pelo Gauchão 2020. Na ocasião, o time comandado pelo técnico Carlos Moraes, manteve a invencibilidade no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos e bateu a equipe do Pelotas pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, chegou aos seis pontos no returno (terceiro lugar no Grupo B) e 14 pontos na classificação geral, o que lhe garantiu o quarto lugar na competição. Sem data para a volta das disputas, as atividades de recondicionamento físico chegaram a ser retomadas, mas foram suspensas novamente para não desrespeitar as regras da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e os decretos do Governo do Estado estabelecendo o isolamento social para evitar o contágio do coronavírus.

Aos 47 anos e Presidente do Esportivo desde o final do ano passado, o empresário do ramo gráfico garante que os atletas entram na academia e voltam aos treinamentos tão logo os times sejam autorizados a retomarem suas atividades normais, e que o Clube entra em campo  com a mesma força de antes da paralisação, assim que os jogos recomeçarem. Enquanto empresário, Piccoli apoia a flexibilização das regras sanitárias adotadas para evitar a Covid-19 junto ao setor produtivo-econômico, mas como dirigente esportivo defende a continuidade do Gauchão mesmo que seja com portões fechados aos torcedores e com os cuidados para preservar a saúde das pessoas, principalmente atletas que, em campo, não têm como evitar o contato físico.

Ele até elogia o governador Eduardo Leite, que entende e está tratando de modo diferente os municípios, conforme os números apresentados em relação à Covid-19. Lembra que para Bento Gonçalves e região, o Governador autorizou que os prefeitos regrem via decretos as questões preventivas ao contágio, como quarentena e isolamento social. “O Governador está decidindo com números, olhando os dados da doença. Eu concordo com isso porque, por exemplo, a situação de Bento Gonçalves não é a mesma de Manaus (Amazonas, onde o sistema de saúde entrou em colapso) e São Paulo (epicentro do coronavírus no Brasil). Nós, aqui no Clube, temos o compromisso assumido por cada um da diretoria, jogadores e funcionários, de preservar a saúde. Acho que, neste momento, torcedor não pode ir mesmo ao estádio. Só quando tudo isso passar. É a preservação da vida em primeiro lugar”, enfatiza.