A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Segurança (SEMSEG), vem buscando incluir mais tecnologias para o auxílio da manutenção da segurança pública. Para isso, a pasta, juntamente com a Coordenaria de Tecnologia de Informações e Comunicação (CTEC), segue o desenvolvimento do projeto Sentinela da Serra, que chega agora a segunda etapa, a de aquisição de novas câmeras.

Essa ideia da SEMSEG saiu do papel no começo deste ano, quando a primeira fase começou. Antes de adquirir novas tecnologias, a secretaria se preocupou em restaurar o videomonitoramento já vigente na cidade, através de revisão e concertos em 65 câmeras. Agora, o projeto segue para a etapa de aquisição de novos 22 equipamentos. A colocação deles será feito em pontos que foram estudados pela secretaria, em acompanhamento dos setores de inteligência da Guarda Civil Municipal (GCM), Brigada Militar (BM) e demais forças de segurança.

Mais tecnologia para segurança

No momento, a CTEC já iniciou a licitação para a compra dos itens, que incluirão três tipos diferentes de câmeras. Uma delas, a LPR, será usada para a leitura e fiscalização automática de dos veículos que circulam pela cidade. Outro equipamento, a Speed Dome, destina-se ao uso do zoom óptico, além de se movimentar em 360º, podendo ser controladas de forma remota. Por fim, a Bullet, é ideal para os espaços abertos, onde se quer deixar evidente a presença do objeto para reforçar a sensação de segurança.

Investimento já em uso

A ação envolvendo o videomonitoramento do Sentinela da Serra já começou a ser utilizado, recentemente, na abertura e ao longo do período de duração da Fimma e Movelsul. A Fundaparque, que está sendo utilizada para receber o público e os expositores, está cercada com equipamentos que monitoram e asseguram o que acontece pela feira.

O cuidado dessa segurança está nas mãos da GCM, da BM e agentes de trânsito, que recebem todas imagens diretamente no Centro Integrado da Brigada. Duas câmeras LPR estão sendo usadas para vigiar o acesso ao parque de eventos, além de outras imagens em tempo real.

O secretário de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, ressalta que o Sentinela da Serra trata-se de um novo marco de segurança para Bento Gonçalves. “Quando um cidadão avistar uma câmera de monitoramento, saberá que ali estará presente o olhar vigilante das Forças de Segurança do Município”, define.

Fotos: Rodrigo De Marco