Decisão foi anunciada no final desta terça-feira, 15, pelo Gabinete de Crise. Medida passa a valer após publicação do decreto, que deve ocorrer até amanhã

O Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19 no Rio Grande do Sul anunciou, no final da tarde desta terça-feira, 15, que decidiu desobrigar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre no estado. O decreto com a mudança será publicado até amanhã, dia 16, quando a norma passa a valer. Em espaços fechados, o acessório deve seguir obrigatório.

A medida acolheu as recomendações do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, que esteve reunido na segunda-feira, 14. O grupo é formado por especialistas em saúde, ciência e tecnologia que ajudam o governo estadual na elaboração de medidas de controle do coronavírus. 

Desobrigatoriedade já está em vigor em municípios da Serra

Desde o sábado, 12, com a publicação do Decreto nº 11.338/2022 pela prefeitura, foi retirada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados, em Bento Gonçalves. Já o município de Garibaldi flexibilizou o uso do equipamento de proteção individual em locais abertos a partir da segunda-feira, 14.

Na Capital do Vinho, conforme o poder público, a decisão foi tomada após consulta ao comitê técnico e está alinhada com a posição da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que já havia encaminhado pedido ao Governo do Estado.

Apesar da desobrigatoriedade, a médica infectologista, Luciana Azevedo Callefi, alerta que o uso ainda é recomendado para o grupo de risco (idosos, pessoas com imunossupressão – em quimio/radioterapia, transplantados, portadores de HIV/Aids, usuários de corticoide diário), e que não estão com o esquema vacinal completo.

O documento também desobriga a utilização de máscaras por crianças maiores de seis e menores de 12 anos. “Com o aumento das taxas de vacinação nessa faixa etária, pela baixa taxa de formas graves e óbitos de covid-19, e o impacto do uso da máscara nestes dois anos de pandemia, acho válida a flexibilização. Contudo, assim como nos adultos, para o grupo de risco é recomendado que mantenham o uso”, avalia a infectologista.

Luciana reforça que os cuidados para se proteger contra a covid-19 permanecem os mesmos. “É importante manter a higienização das mãos, etiquetas de higiene (cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar), evitar tocar no nos olhos e no rosto, e manter o distanciamento”, salienta.

Carlos Barbosa torna o uso facultativo também em ambientes fechados

Em Carlos Barbosa, o uso do equipamento de proteção individual passou a ser facultativo desde a sexta-feira, 11, para todas as faixas etárias, em locais abertos ou fechados. O uso permanece obrigatório para trabalhadores da saúde, pacientes, acompanhantes ou visitantes, em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde, incluindo farmácias e laboratórios clínicos.

De acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a liberação em locais fechados é precoce. “Queria reforçar que o não uso da máscara ainda é prematuro em ambientes fechados, pois ainda temos muitas pessoas que não se vacinaram. Temos 2,5 milhões que não fizeram a terceira dose. Temos um número muito grande que não fez a segunda dose entre adolescentes e pessoas acima de 18 anos. Então gostaríamos muito de podermos pensar no não uso de máscara, no momento que a população estiver vacinada, no mínimo com o esquema completo, acima de 90%, que é o que não temos até o momento”, declarou a titular da pasta.

Ao menos outros 12 estados já tornaram facultativo o uso de máscaras em locais abertos

Pelo menos 12 unidades federativas já flexibilizaram suas regras de uso de máscaras, autorizando prefeituras locais a seguirem o mesmo caminho. São eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Vacinação em Bento Gonçalves

Segundo a prefeitura, Bento tem 91% da população vacinável – maiores de 5 anos – com esquema completo. Confira quantas pessoas já foram imunizadas no município:

Primeira dose: 99960

Segunda dose: 93409

Dose de reforço: 40924

Infantil:

Primeira dose: 2676

Segunda dose: 219