A Prefeitura de Bento Gonçalves está realizando uma série de reestruturações dentro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) desde o afastamento do ex-secretário da pasta, Claudiomiro Dias, há cerca de um mês. Um desses processos é a castração de cães e gatos, que chega, agora, a uma média de 250 procedimentos por semana. O poder público salientou que essa ação previne doenças e garante uma vida mais saudável aos animais.

Diariamente, a cidade tem realizado uma média de 40 castrações, e nesta terça-feira, 22 de março, foi outro dia em que alguns tutores puderam levar seus pets para o procedimento realizado pelo poder público. Cerca de 12 gatos estavam cadastrados para ontem e seus donos puderam levar eles de volta para a casa no mesmo dia. A entrega dos animais foi feita na Rua Coberta.

O prefeito Diogo Siqueira, assim como o secretário-adjunto de saúde, Gilberto Júnior, parabenizaram as equipes envolvidas nesse projeto de “trabalho tão nobre”, como cita Siqueira. Júnior menciona que existe uma previsão para que dentro de dois a três meses seja encerrada a fila de castração. “As equipes estão engajadas em prol dessa causa tão importante”, comenta.

Esse planejamento já vem sendo colocado em prática desde o dia 23 de fevereiro, quando diversas ações foram pensadas em uma reunião entre os envolvidos na SMMAM.

Fotos: Rodrigo De Marco