Na tarde desta terça-feira, 22 de março, a Diocese de Caxias do Sul emitiu um Comunicado Oficial em seu site e redes sociais, no qual menciona o uso de máscaras de proteção individual dentro de igrejas e ambientes eclesiais na Serra. Segundo comunicado, a utilização do item é facultativo durante as missas, catequeses e outros eventos eclesiais em seu território de atuação.

A Diocese levou em conta os recentes decretos emitidos em vários municípios da região, que liberam o uso da máscara em ambientes fechados e abertos, como é o caso de Bento Gonçalves. Portanto, o Bispo Diocesano, Dom José Gislon, ouviu o Conselho Presbiteral e autorizou o comunicado. Na Capital do Vinho, a Diocese é responsável por quatro paróquias: Paróquia Cristo Rei, Paróquia e Santuário Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Faria Lemos e Paróquia São Roque.

Apesar disso, a Diocese recomenda que “numa atitude responsável e consciente, com o objetivo de não colocar em risco a saúde das pessoas idosas, com comorbidades ou as que ainda não estão com a vacinação completa contra a COVID-19, seja mantido o uso das máscaras nos ambientes internos das igrejas e organizações eclesiais”.

A higienização das mãos com álcool em gel e o uso de máscara pelos sacerdotes durante a Liturgia Eucarística e o rito da Comunhão ainda é encorajado pela Diocese. Assim como a utilização do item pelos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística enquanto exercem sua função.