Prefeito e vice do município assumem a administração da pasta interinamente

A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou, no começo desta terça-feira, 22, o afastamento do até então secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, que teve seu desligamento confirmado ainda nesta manhã. Segundo o governo, o prefeito, Diogo Siqueira, e o vice, Amarildo Lucatelli, irão assumir a pasta de forma interina.

No mesmo anúncio, a prefeitura associou essa mudança a demonstração de importância da administração pública com a área de proteção dos direitos animais para a gestão municipal. Entretanto, um fator que pressionou a decisão dessa mudança deriva de acontecimentos recentes envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM). A pasta passou por turbulências devido a dois assuntos que adquiriram grande proporção em Bento.

Um dos casos está relacionado a um loteamento irregular que foi encontrado às margens da BR-470 na quarta-feira, 16. O local, de aproximadamente 2,5 hectares, teve derrubada de árvores nativas e supressão de vegetação, além de demais irregularidades no solo. O caso foi lavrado como Auto de Constatação de Dano Ambiental.

Outro assunto que envolveu a pasta municipal foi o incidente com os felinos no bairro conceição. Nessa situação, também datada de quarta, 16, foram feitas denúncias em relação a irregularidade de agentes da SMMAM na hora de remover alguns gatos de uma residência. O caso estava em investigação pela própria prefeitura, que abriu sindicância para averiguar o ocorrido.