Polêmica de remoção de felinos em residência no bairro Conceição, em Bento Gonçalves, iniciou na quarta-feira, 16, quando moradores relataram que agentes da prefeitura não agiram ao se deparar com situação irregular. Na sexta, 18, a Prefeitura de Bento divulgou, em nota, que abrirá sindicância para apurar conduta de servidores.

Segundo informações, na noite de quarta, o dono do imóvel retirou cerca de nove gatos de sua residência, que estava alugada naquele momento para outro homem, real dono dos animais. A remoção foi feita sem consentimento do responsável pelos felinos, e o homem que fez a retirada utilizou um saco para colocá-los dentro e tirá-los de lá. O indivíduo afirma ter levados os pets para sua outra residência em Muçum, onde estariam soltos no pátio. Porém, o fato ainda não foi comprovado e o paradeiro dos gatos segue desconhecido.

A situação a ser investigada pelo governo é a de que moradores do local denunciaram que servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) estavam presentes na hora e não orientaram o homem sobre a maneira correta de transportar os gatos ou sequer solicitaram um termo de responsabilidade pelos felinos. Segundo relatos, ao menos três servidores estavam no local, no momento da retirada.

Agora, a prefeitura irá avaliar situação de irregularidade denunciada. Segundo o poder público, até o momento, não há provas concretas de irregularidade por parte da SMMAM. “A apuração é uma reafirmação do compromisso da gestão municipal com a verdade e com a defesa da vida e do bem-estar animal”, afirmou a prefeitura em nota.

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) foi chamada posteriormente ao fato para realizar a ocorrência do caso e averiguar a situação que havia ocorrido.