Lançado oficialmente na quarta-feira, 7 de agosto, atividade que reúne bailarinos de todo o país ocorre entre os dias 5 e 11 de outubro 

 

Há 26 anos, Bento Gonçalves se transforma em um dos mais tradicionais endereços da dança no Brasil. Isso porque, anualmente, é realizado o Bento em Dança, que tem sido reconhecido pelo nível técnico do elenco artístico e também pela qualidade das coreografias, trazendo escolas de dança de diversos estados e também de outros países. Neste ano, o evento ocorre de 5 a 11 de outubro, nos pavilhões da Fundaparque. O lançamento oficial da atividade ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, com a presença da presidente do Festival, Erci Grapiglia, lideranças empresariais e municipais e demais convidados.

A presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia, inicialmente prestou uma homenagem ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), representado pelo seu presidente, Elton Gialdi, pelo auxílio no momento em que informou que o festival não seria mais realizado, dando condições para a continuidade da atividade. O vice-prefeito, Aido Bertuol, destacou a importância do festival para movimentar a cultura e transformar a sociedade bento-gonçalvense.

Erci também destacou que se depara, a cada edição, com muitos desafios e lamenta que a captação de recursos para a realização do evento seja ainda um dilema. “O CIC dá um apoio muito grande para nós e graças a isso o festival continua. Estamos, neste momento, buscando parceiros e captação de recursos e, por isso, pedimos a compreensão e ajuda de todos”, pontua.

Identidade Visual

Uma das grandes novidades deste ano é a nova identidade visual do festival. ‘Jovem, contemporânea e leve, como o universo da dança deve ser’. A composição da nova identidade foi feita pela designer gráfica Fernanda Lenhardt. O desafio foi modernizar e reinventar a identidade de uma marca consagrada há quase três décadas para que houvesse uma unicidade com a dança, que está em constante movimento e renovação. Outro ponto marcante na nova identidade visual foi a produção da foto da bailarina. O trabalho foi realizado pelo fotógrafo Luis Roberto de Oliveira Barboza, responsável por capturar a imagem da bailarina bento-gonçalvense, Patricia Larentis.