Com o final do ano, chega a época de festas e presentes. O comércio ganha um fôlego especial com o crescimento das vendas. Mas é nesse período que criminosos também encontram terreno fértil para cometer furtos e roubos, tanto lojas como pedestres. Para coibir esse tipo de delito, o 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT) lançou oficialmente a Operação Papai Noel na segunda-feira, 9 de dezembro. Com policiais reunidos em frente ao quartel, foi feita também a divulgação dos números de ocorrências registradas pela Brigada Militar (BM) em Bento.

Uma das principais mudanças, e que já está acontecendo desde novembro, é o reforço no efetivo policial aos finais de semana. São cerca de 15 servidores a mais somente para atuar em Bento. “Buscamos, junto ao comando geral da Brigada um suporte de efetivo. Esses policiais vêm de Porto Alegre e ficam aqui aquartelados de quinta a domingo, fazendo, então, com que o efetivo do Pelotão de Operações Especiais (POE) possa fazer atendimento especificamente de nossas vilas e bairros da cidade. As prisões de foragidos acontecem graças ao trabalho do POE”, destaca o comandante do 3º BPAT, tentente-coronel Paulo César de Carvalho.

Durante a cerimônia, ele parabenizou o efetivo pelo trabalho e empenho ao longo de 2019, salientando que as abordagens aumentaram em 49%, em relação ao ano passado. Fruto disso, 71 foragidos já foram reaprendidos. Em relação a roubos a estabelecimentos comerciais, a redução foi de 60%, e a pedestres 30%. “São dados muito importantes, mostrando que Bento Gonçalves é uma cidade muito tranquila e segura. Os turistas podem vir para cá com tranquilidade, sabendo que terão a segurança necessária. Turismo tem que ter segurança pública. Por isso a importância de manter esse trabalho que vem sendo desenvolvido”, diz Carvalho.

O comandante destaca que foi conseguido o suporte para os policias da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), que é o ônibus da base móvel comunitária para registro de ocorrência e atendimento à população. “Também recebemos um caminhão do 3º Regimento de Polícia Montada (3ºRPMon) da Brigada Militar de Passo Fundo, que vai servir de apoio para quando for necessário transportar objetos maiores”, completa.

Carvalho diz que a tranquilidade da Cúpula do Mercosul, que aconteceu recentemente na cidade e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, só foi possível pelo trabalho dos policiais que garantiram a segurança. “Quem estava na rua atendendo ocorrência nesses dois dias é esse efetivo que está aqui. Só tenho a agradecer a eles. Estou muito feliz em comandar o 3º BPAT pelos servidores aguerridos que temos, que estão comprometidos com a segurança da comunidade”, enaltece.

Fotos Elisa Kemmer