Estão confirmados para o Dia do Desafio 2016 os 22 municípios da abrangência do Sesc Bento Gonçalves. André da Rocha, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guabijú, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Bento Gonçalves completam 100% da adesão no evento, que se repete pela 5ª vez consecutiva. O DDD acontece na última quarta-feira de maio, neste ano dia 25, e o objetivo da data é para que as pessoas pausem suas práticas rotineiras e pratiquem qualquer atividade física por no mínimo 15 minutos.

Realizado simultaneamente em diversos países, a data estimula a realização de exercícios físicos, numa disputa saudável. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional, o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

O Sesc/RS realiza o projeto desde 1997 no estado, em parceria com as prefeituras das cidades gaúchas e o Governo, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Em 2015, os 497 municípios gaúchos participaram da mobilização em favor da qualidade de vida por meio da atividade física.

Move Brasil

O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil. O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.