O crescimento de casos de coronavírus em Bento Gonçalves fez o Hospital Tacchini registrar novo recorde de atendimentos na estrutura fast track, instalada em frente ao Pronto Socorro da instituição para receber pacientes com sintomas da doença. Na segunda-feira, 7 de junho, 114 pessoas foram até o local para receber atendimento, superando a marca de 105, registrada no dia 2 de junho.

A situação é preocupante para a instituição, uma vez que o sistema de internação beiro ao limite, tanto para leitos de UTI, quanto para a ala clínica da casa de saúde. Atualmente, estão sendo atendidos 62 pacientes críticos (UTI), o que corresponde a 137,7% da capacidade do hospital. Destes, 54 possuem exame positivo para Covid-19. Em leitos de internação, a ocupação também está próxima do máximo. São 39 dos 41 leitos ocupados, totalizando 95,1% da capacidade. 

Com o aumento na procura, o tempo de espera por atendimento também subiu. Em média, os pacientes aguardam cerca de uma hora para serem remanejados aos consultórios médicos. Conforme a direção do hospital, as equipes de saúde que realizam o atendimento à população estão operando no seu limite. “A média de atendimentos na primeira semana de junho foi de 71 por dia, muito acima do registrado nos últimos 2 meses, por exemplo. Em abril, o número médio de atendimentos diários foi de 25. Em maio, a quantidade dobrou, chegando a 50”, apontam as informações divulgadas pela instituição. 

Em quase seis meses, número de atendimentos na estrutura fast track superou o registrado no ano passado

Com o aumento de casos e, consequentemente, na procura por ajuda médica, o número de atendimentos registrados na estrutura festa track em pouco mais de cinco meses de 2021 já supera o total realizado no ano passado. De 21 de abril de 2020 até 31 de dezembro, foram 5.368 pacientes atendidos, média de 21 pessoas por dia. De 1º de janeiro a 7 de junho desse ano, o Tacchini já atendeu 6.270 casos, média de 40,4 pessoas por dia.

Conforme as informações do boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira, 8 de junho, Bento Gonçalves registra, até o momento, 286 mortes e 16.335 pacientes infectados. No total, 852 pessoas seguem em monitoramento após testarem positivo para a doença. Casos curados chegam a 15.197 e 674 casos são considerados suspeitos.

Foto: Alexandre Brusa / Divulgação