Em Bento Gonçalves, maior município pertencente à 16ª Coordenadoria Regional de Educação, algumas mudanças foram implantadas, em razão do transporte escolar

A Secretaria de Educação (SES) divulgou o calendário de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual. A partir de segunda-feira, 3 de maio, os educandários deverão receber os alunos nas instituições. Conforme o cronograma o primeiro grupo a retornar será o da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na sequência, as demais séries poderão retornar, seguindo os protocolos sanitários. 

Conforme a SES, as aulas serão no modelo híbrido, ou seja, os alunos terão aulas presenciais nas escolas, mas também realizarão atividades de forma remota.

Para evitar aglomerações, a carga horária no Ensino Fundamental será de três horas presenciais e uma hora em ensino remoto. Já para o Ensino Médio, serão três horas presenciais e duas horas de ensino à distância. Um documento, contendo todas orientações a serem seguidas também foi publicado pela SES e pode ser conferido aqui.

De acordo com o governo do RS, o retorno ao ensino presencial será facultativo. Os estudantes que permanecerem apenas no modelo remoto deverão participar das aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula. Aqueles que tiverem dificuldades para a utilização da plataforma deverão ter acesso aos conteúdos por meio da retirada de materiais físicos nas escolas, mediante agendamento e obedecendo os protocolos sanitários; 

Em Bento Gonçalves, calendário sofreu alterações

De acordo com o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alexandre Misturini, o calendário apresentado pela SES serve como sugestão para que cada região adote as datas, de acordo com as condições físicas e sanitárias existentes. No caso de Bento Gonçalves, algumas mudanças foram implantadas, em razão do transporte escolar. “Bento Gonçalves, que é a maior cidade pertencente à 16ª CRE, e tem um grande número de alunos transportados pelo município, precisou ter um calendário diferenciado, mas que está dentro daquilo que é preconizado pela Seduc, com diferenças que giram em torno de um ou dois dias do calendário apresentado como sugestão”, explica.

Conforme as mudanças, em Bento Gonçalves, alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental retornam na segunda-feira, 3 de maio. Na quarta-feira, 5, será a vez de alunos do 3º, 4 e 5º anos do Fundamental. Na segunda-feira, 10, estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) e no dia 12, alunos dos ensinos Médio e Técnico. Misturini lembra ainda que cada espaço deverá cumprir com as recomendações sanitárias e dos protocolos de segurança. “Não existe mais uma teto para o número de alunos na mesma sala, mas sim, um mínimo, que é o distanciamento de 1,5 metro. Pode haver 30 alunos naquela turma, mas se com as restrições do distanciamento couberem apenas 10, este será o permitido”, garante

O coordenador salienta ainda que todas as escolas da rede estadual estão aptas para receberem alunos a partir de segunda-feira, 3 de maio. “Todos os educandários possuem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), COE formado e Planos de Contingência e nenhuma escola é forçada a reabrir. Se ela não tiver recursos humanos, no que diz respeito à higienização e serviços de cozinha, que pode ocorrer em alguns locais, em razão de empresas terceirizadas que tinham contratos suspensos com o Estado, elas ficarão fechadas. Professores acima de 60 anos ficam somente no Ensino Remoto”, pontua.

Em casos de novos professores para suprimento de vagas no ensino presencial, Misturini disse que a Seduc autorizou a contratação. No entanto, a 16ª CRE depende do banco de contratos nos editais da Seduc. “Tudo está voltando dentro de uma normalidade, de protocolos sanitários, com a maior segurança. Nenhuma escola volta se faltar algo”, enfatiza.

Confira o calendário de retorno para os demais municípios

• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com o seguinte perfil:

– somente Ensino Médio;
– escolas EJA e Neejas;
– escolas com somente educação profissional;
– escolas especiais.

• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

Fotos: Reprodução