A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou portaria na quarta-feira, 28, colocando o Rio Grande do Sul em situação de emergência em saúde pública, em razão da confirmação da circulação do vírus da febre amarela. O anúncio foi feito pela secretária Arita Bergmann, durante reunião virtual.

Para conter o avanço o vírus, o governo anunciou a criação de um Centro de Operações em Emergência (COE) de Arboviroses, que vai contar com a participação da Federação dos Municípios do RS (Famurs) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Conforme o boletim epidemiológico mais atualizado, o Rio Grande do Sul registra 3.014 casos de dengue. Desse total, 2.923 são autóctones, ou seja, quando a doença é contraída dentro do Estado. Até o momento, cinco pessoas já morreram em decorrência de complicações da doença. Casos de chikungunya também foram registrados e chegam a marca de 878 registros em São Nicolau. Ijuí e Bento Gonçalves registram um caso cada.

Desde 2009, o Rio Grande do Sul não registrava a presença do vírus causador da febre amarela. Para conter o avanço, a orientação da SES é de que as pessoas busquem pela vacina, que precisa ser aplicada somente uma vez entre os cinco e os 59 anos. Crianças devem tomar a primeira dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos.

Foto: Fiocruz/Divulgação