O desabastecimento de doses da vacina da AstraZeneca em alguns municípios do Rio Grande do Sul fez com que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizasse, na terça-feira, 26, a utilização do imunizante da Pfizer para completar o esquema vacinal em quem havia recebido a primeira dose da vacina da Fiocruz. A aplicação deve ocorrer apenas em pessoas que aguardam a dose final há mais que oito semanas de intervalo.

A medida só é autorizada, pois estudos científicos comprovam a eficácia das duas vacinas juntas. A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SES, Tani Ranieri, ressalta que esse tipo de intercambialidade já possui segurança comprovada por evidências científicas. “Estudos em vários países já mostram que há uma boa resposta imunológica para essa troca. O importante agora é que as pessoas não deixem de completar o esquema com a segunda dose e possam garantir uma maior proteção contra a Covid-19”, afirma.

Na segunda-feira, 25, a SES já havia encaminhado ao Ministério da Saúde um ofício solicitando mais 75 mil doses da vacina de AstraZeneca. A previsão é de que as doses solicitadas cheguem no final de semana.