Atleta conquistou o título pela quinta vez

Helen Spadari ganhou mais uma prova pelo Jogos Universitários da SOGIPA, em Porto Alegre. A jovem conquistou o feito, que ocorreu no último dia 13, na categoria 3000m com obstáculos. Em seis edições do evento, a atleta venceu pela quinta vez.

A representante de Bento Gonçalves participou do encontro, porque pertence ao Programa de Mestrado de Ciências da Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A emoção foi grande para ela, pois conquistar um campeonato não é fácil. Imagina triunfar por cinco ocasiões. A competidora comenta qual foi o sentimento de vencer mais uma vez. “Em 2017, na primeira vez que ganhei, foi um pouco estranho, pois, precisei usar uma estratégia de classificação. A prova de obstáculo não fazia parte do programa e nas outras etapas rasas tinha atletas fortes, logo, sabia que não ganharia, pois estava com fasceite plantar crônica (processo inflamatório ou degenerativo na sola do pé perto do calcanhar) em tratamento. Pensei em uma prova que poderia vencer e classificar para o nacional que aconteceria em setembro daquele ano. Venci nos 400m com barreiras e cheguei a correr os 100m com obstáculos, conseguindo o segundo lugar”, comenta.

Helen revela que a competitividade, e a gana de vencer, fez ela voltar a treinar muito até pouco tempo antes das disputas. “Classifiquei para o nacional e o mais especial de tudo, foi que, após um ano lesionada e sem treinar obstáculo, fui para Goiânia e ganhei o brasileiro. Na semana seguinte, tinha o brasileiro sub-23, categoria da confederação de atletismo, e venci novamente, fazendo próximo a melhor marca da carreira na época. Voltei a treinar um mês da competição. Foi muito emocionante para mim. E isso me fez continuar, mesmo não tendo nenhum retorno financeiro e com pouquíssimos apoios”, relata.

Além disso, agora a atleta projeta as futuras competições. “Tenho muitas cartas ainda para colocar em jogo e sei do potencial que tenho. Nem sempre as coisas acontecem quando queremos e é preciso aprender a aguardar. Enquanto isso, sempre estar em movimento, acreditar, se manter focado e buscar quem está comprometido com mesmos objetivos para caminhar junto. Sem prejudicar ninguém”, finaliza.

O grande feito, credencia-a para novos desafios nos próximos meses. Agora, a atleta vai para a capital paulista, em mais um campeonato, denominado “Asics Golden Run São Paulo”. O evento ocorre neste domingo, 21, na qual ela irá representar a marca Asics nos 10km. Em junho, a desportista vai disputar os Jogos Brasileiros da modalidade que acontece em Brasília, DF. Passando dessa fase, a corredora pode participar do evento mundial que ocorre no mês seguinte.