Vernissage de mostra coletiva acontece hoje, 5 de abril, às 19h, na Fundação Casa das Artes

Entre pincéis, telas e olhares, a Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves contribuiu muito para o desenvolvimento e o legado das Artes Plásticas do município e região. Conhecida como Aaplasg, nasceu oficialmente em 2003 por um pequeno grupo na residência da saudosa Edla Guindani e esposo, Claudio, e foi oficializada pelo Estatuto e Regimento em abril do mesmo ano.

Para comemorar essa data festiva, hoje, 5 de abril, às 19h, na Fundação Casa das Artes, ocorre a vernissage da mostra coletiva. O momento contará com obras de 35 artistas dos 60 associados, apresentando técnicas variadas como entalhe em madeira, óleo, aquarela, lápis, mosaico, cerâmica, entre outras.

Ao longo dos anos, a Associação contou com diversos presidentes como Edla Guindani (in memoriam), Moema de Toledo Rodrigues, Marilene Garcia, Eliane Averbuck, Neiva Poletto e, atualmente, Ivete Todeschini Menegotto.

A sócio-fundadora Nair Maria Bem, destaca sobre a constituição da Aaplasg. “Nasceu de um sonho de pessoas que amam a arte e que acreditam que a união em torno de um objetivo fortalece o aprendizado, a troca de experiências e a oportunidade de criar. Ao longo desses poucos anos de existência, a Associação muito tem feito com o intuito de promover seus associados, envolvendo a comunidade e trabalhando junto às escolas. Sua missão continua sendo a valorização e a promoção do indivíduo”, recorda.

A presidente Ivete Todeschini Menegotto, ressalta a evolução da Associação. “Nestes 20 anos percebeu-se a importância de caminhar juntos em aprimoramento constante com oficinas, exposições locais, nacionais e internacionais, e eventos culturais. A interação com a comunidade foi valorosa, desenvolvendo um olhar estético para nossa cultura recente comparada com a evolução da arte em si”, menciona.

Além disso, Ivete também frisa a importância desta mostra coletiva, que unirá diversos artistas em um momento de lembranças. “A arte sempre revela o seu tempo e qual o período da humanidade em que ela foi criada. Na época de pandemia, os artistas estavam fragilizados e percebi que esse aniversário é como um renascimento. A festa permitirá termos um olhar diferente, enxergar a obra do outro com mais detalhes e elevar a cultura novamente”, afirma.

Na ocasião, a direção convidou os artistas a exporem sua primeira e última obra construída, a fim de demonstrar sua evolução durante os anos. “Foi dada a liberdade para eles realizarem desta maneira, mas nem todos optaram por isso. Eu estarei participando com uma poesia e um acrílico em madeira, inspirados no outono. É importante esse momento, por mais singelo que seja, de se olhar nos olhos e sentir-se como pessoa”, completa.

Palavras de associadas

Sônia Bervian Possamai revela que está animada pela comemoração dos 20 anos da Aaplasg. “Estou muito feliz em participar como fundadora e associada deste grupo que tem por objetivo incentivar, divulgar e proporcionar o surgimento de novos valores das artes plásticas. Tivemos presidentes importantes durante esse tempo, que levam o nome da Associação com responsabilidade e empenho. Participar do grupo foi importante no meu processo artístico, onde pude aprimorar e divulgar meu trabalho nacional e internacionalmente. Agradeço muito a todas as minhas colegas artistas pelo carinho e troca de ideias”, valoriza.

A bancária aposentada e artística plástica desde 2019, Maria Pizzato, revela que assim como a Aaplasg nasceu de um sonho dos amantes de arte, sua trajetória como artesã de uma técnica em crochê chamada amigurumi, também. “Me associei há aproximadamente quatro anos, iniciando com o curso de desenho seguido de pintura, tudo proporcionado na associação. Desde então, venho me aprimorando em técnicas de pintura a óleo, acrílico e aquarela”, diz. O modo como o grupo, criado em 2003, abraça com o carinho os associados, mostra a Maria a motivação necessária para seguir como artista plástico. “Muito me orgulho de fazer parte desse mundo colorido. Parabéns a Aaplasg pelos 20 anos. Convido a todos para a vernissage desta quarta-feira”, finaliza.

SERVIÇO

Vernissage da mostra coletiva 20 anos Aaplasg
Quando: 5 de abril
Horário: 19h
Local: Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves
Entrada Franca

Foto: Cláudia Debona