Mais de 40 adolescentes, de 14 a 17 anos, participam de treinos e competições durante a semana

Nesta semana, a Associação Atlética Progresso Futsal (AAPF), de Bento Gonçalves, completa um ano desde que começou a receber auxílio do governo do Estado para cumprir com a sua meta: educar crianças por meio do esporte. Na quadra, o futebol de salão se torna a principal ferramenta da qual professores e alunos interagem para desenvolver uma relação de confiança e experiência para a vida.

Uma temporada dedicada aos jovens

Desde outubro de 2021, a AAPF conseguiu receber um incentivo do poder público, por meio do Pró-Esporte RS. Isso fez com que o grupo, que conta com mais de 40 jovens, de 14 a 17 anos, pudesse seguir com suas atividades por toda a temporada. Sob o nome de “AAPF – Descobrindo atletas, formando pessoas vencedoras”, o projeto busca aproximar os adolescentes da atividade física, ao mesmo tempo em que desenvolvem outras características para fora das quadras, como o convívio social e educação.

Por conta do incentivo, o projeto pode seguir na disputa pelo Gauchão de Futsal, nas categorias sub-15 e sub-17. O valor realocado a AAPF vai para o pagamento de mão de obra de profissionais, professores, despesas em transporte, arbitragem, materiais esportivos, ginásios e afins. Toda a estrutura abraça tanto aqueles que pretendem seguir uma carreira profissional ou apenas buscam diversão.

O professor e responsável técnico da AAPF, Bernardo Marini, destaca que para seguir dentro do programa é necessário que a entidade esteja dentro de todos os conformes exigidos na lei do Pró-Esporte RS. “Ter o apoio estadual é a certeza de um planejamento a longo prazo, podendo se estruturar, com profissionais qualificados, materiais de primeira linha e, até mesmo, na parte de captação de atletas. Certamente, o projeto eleva a entidade a um nível acima, principalmente estrutural”, detalha.

Fotos: Divulgação