A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves desta segunda-feira, 24, foi pautada pela votação de duas proposições que concederam homenagens à comunidade, ambas aprovadas por unanimidade pelos parlamentares.

De autoria do vereador Valdemir Antônio Marini, o projeto de nº13/22 tratou sobre a concessão de uma portaria de louvor e agradecimento à Fundação Educacional da Região dos Vinhedos – FERVI pela passagem dos 50 anos da instituição. O presidente da FERVI, Nestor Caon, apontou a importância do reconhecimento. “Por ser uma fundação que teve seus 50 anos ligados à educação, essa homenagem é justa. É gratificante estar representando a instituição, independente que ela está em comodato junto com a UCS (Universidade de Caxias do Sul), porque você tem todo o conhecimento da causa, que é a base do desenvolvimento e integração regional”, ressaltou.

Outro projeto foi proposto pelo vereador Edson Biasi (PP). O de nº109/22 denomina via pública, rua Maria Zanetti Cantelli, a rua “A”, localizada no Loteamento Altos do Santa Helena, em homenagem a bento-gonçalvense.

José Antonio Gava

Frente Parlamentar para desburocratização

O vereador abordou problemas na instalação de novos empreendimentos. “Bento Gonçalves não tem mais como expandir, tanto na questão residencial, quanto na indústria. Está chegando o momento de criarmos uma Frente Parlamentar para tentar desburocratizar certas coisas da nossa cidade. Toda vez que uma empresa renova um alvará no município é uma surpresa, você não sabe o que vão pedir e há uma instabilidade para trabalhar nesse sentido. É uma questão que nós vereadores, através do diálogo e projetos de lei, podemos mudar, porque está ficando difícil para se trabalhar, para se instalar novos negócios nem se fala”, defendeu.

Eduardo Pompermayer

Avanço em projeto de qualificação profissional e problemas nos horários do transporte público

Em sua fala, Pompermayer agradeceu o envio do projeto chamado “Programa Municipal de Qualificação Profissional”, protocolado pelo Poder Público no dia 7 de outubro, porém ressaltou que já havia sugerido uma iniciativa nesse âmbito. “Quero agradecer ao prefeito por enfim dar uma olhada nas indicações que este vereador fez há algum tempo. No dia 26 de maio de 2021, protocolei uma indicação de um anteprojeto que se chama “Programa de Incentivo à Profissionalização”, que trata sobre a mesma coisa. Eles têm ideias parecidas, algumas melhorias feitas pelo prefeito, outras coisas foram pioradas. Fica registrado meu obrigado, mas uma pena que não tenha sido feita nenhuma menção do que já havia sido proposto no ano anterior”, apontou.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a dificuldade relatada pelos moradores referente ao transporte coletivo. “Lembramos que eu e os vereadores Zanella e Agostinho votamos contra o subsídio para as empresas de transporte público, porque tínhamos dúvidas de que as necessidades seriam atendidas. Foi dado esse voto de confiança e se esperava que os horários melhorassem, o que não aconteceu ainda. Continuamos recebendo muitas reclamações, principalmente do interior. Essa situação segue incomodando a população”, destacou.

Thiago Fabris

Falta de mão de obra qualificada

Dentre as suas pautas, Fabris abordou sobre a baixa procura dos jovens por capacitação profissional. “Quando tinha 15, 16 anos, sonhávamos em ir para o ensino médio para fazer um curso profissionalizante e ter uma profissão. Hoje a gente vê que a maioria dos jovens não pensa mais nesse sentido. Tanto é que a UCS, de cinco mil alunos que tinha em 2010, está com 1,6 estudantes apenas, os cursos técnicos então nem se fala. O Senai tinha turmas cheias de manhã, de tarde e de noite, hoje eles mal conseguem completar as turmas noturnas. Em contrapartida, vemos a falta de mão de obra qualificada, principalmente na área de robótica, um setor tão atrativo e com salários extremamente bons, que não conseguimos pessoas para trabalhar. Tivemos o Mutirão de Trabalho no sábado e com 40 empresas participando tinha mais de 350 vagas de emprego abertas em Bento Gonçalves e muitas não conseguiram ser preenchidas”, pontuou.

Agostinho Petroli

Cobranças sobre a limpeza de áreas públicas e disponibilização de vagas para o interior

Em sua fala na tribuna, o vereador abordou sobre as áreas de propriedade da Prefeitura que não estão recebendo serviços de manutenção, como pavimentação das calçadas e limpeza dos terrenos. “Quando um morador não tem cumprido a legislação, ele é primeiramente notificado pela irregularidade e muitas vezes multado. Sabemos que hoje isso só acontece quando for denunciado, porque a prefeitura não tem nenhuma fiscalização nesse sentido. Mas e quando o terreno é da municipalidade? Temos que ir ao Ministério Público? Rua Nelino Domenico Carini, ao lado da praça CEU, terreno no meio de uma ‘capoeira”, ‘capim’ invadindo a calçada e o pessoal para caminhar tem que ir pelo meio da rua, pedi já há dois, três meses, conversei com Secretaria do Meio Ambiente, está lá igual. Continuarei cobrando até que haja providências”, denunciou Petroli.

Outro tema levantado foi a disponibilização de vagas na educação infantil para as comunidades do interior. “Esse assunto foi bastante discutido na legislatura passada, era bastante recorrente o uso dessa tribuna para falar sobre a falta de vagas de creche por diversos vereadores, mas agora obviamente com o uso de recursos e uma melhor gestão nesse sentido, a educação está no caminho certo e tem realmente destinado valores e cumprido sua parte, quando não tem vagas, comprando de particulares. É muito importante essa compra, mas precisamos ter investimentos maiores na construção de educação infantil. O atendimento na área urbana não se vê queixas, mas temos que estar bem atentos para o interior. Muitos casais trabalham fora e tem que trazer seus filhos para os bairros da cidade. Tem uma demanda muito grande dos distritos e precisamos ter um olhar para isso, proporcionando vagas ou construindo espaços no interior”, ressaltou.

Fotos: Divulgação