Depois da licitação e assinado o contrato de ordem de início, a empresa responsável terá período de oito meses para a realização da obra

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli, localizada no bairro Cohab de Bento Gonçalves, vai ser contemplada com uma grande reforma. De acordo com a secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi, a escolha do educandário foi pensada a partir da demanda de vagas da região. Atualmente, há 264 alunos matriculados entre o 1° e 9° ano. Com a ampliação, será possível atender mais 100 estudantes do bairro e proximidades.

A diretora Janete Maria Sacchett, comemora a conquista que está por vir. “Sentimento de satisfação em poder atender as demandas da comunidade e ampliar nosso atendimento para mais estudantes”, garante.

Na quinta-feira, 5, o Poder Público Municipal esteve presente na escola, para realizar a apresentação da futura obra. Na avaliação da diretora, a estrutura física, que já tem 30 anos, está deficitária, sendo necessária a reforma de vários pontos. “Precisamos realizar reformas no piso, teto e janelas de algumas salas, como também na rede elétrica do prédio que é muito antiga. Enfrentamos muitas dificuldades relacionadas a falta de espaço físico, principalmente no que se refere a falta de mais salas de aula para abrir novas turmas e receber os alunos que nos procuram para matrícula”, aponta.

A obra vai contemplar a construção de um novo refeitório, cozinha, salas de aula, de informática, novos banheiros e nova área administrativa. “Essa obra muito contribuirá para a excelência do nosso trabalho, que tem como foco a proposta pedagógica da escola. Ampliar o número de salas temáticas, readequar a sala de Robótica e de Recursos Multifuncionais e criar novos espaços de aprendizagem, como a sala Maker, dispor de tecnologias modernas dentro das salas de aula, são sonhos que já podemos visualizar como realizados “, comemora Janete.

Agora, a expectativa da diretora é para que a reestruturação inicie e seja concluída o quanto antes, para que possam, de fato, atender a demanda de solicitação de vagas. “E também proporcionar aos nossos estudantes um ambiente favorável à aprendizagem que culmine com o sucesso escolar de todos”, acrescenta.

De acordo com a secretária Adriane, o investimento total para realizar as mudanças na escola vai custar R$ 3.158.511,61. Questionada se o atendimento aos alunos sofrerá alguma alteração enquanto a obra estiver em andamento, ela afirma que “durante a realização, o espaço de construção do novo bloco será isolado e, quando pronto, os alunos serão transferidos para a parte nova, para reforma e adequação da parte já existente”, esclarece.

Ainda segundo Adriane, o projeto está em processo de organização. Após a licitação e assinado o contrato de ordem de início, a empresa responsável terá o prazo de oito meses para concluir o que foi proposto.

Próximas escolas

Além da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, outras escolas da região também vão passar por obras de ampliação e reforma. “A EMI Raio de Sol, EMI Espaço dos Sonhos e EMEM Alfredo Aveline. Outros educandários do município já estão em obras e/ou em projetos para construção e ampliação para atender as demandas de cada região”, finaliza Adriane.