As obras da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Bento Gonçalves, foram inauguradas na terça-feira, 12. O espaço, de mais de 452 metros quadrados, que levou mais de anos para ficar pronto está localizado junto ao Complexo de Saúde, no bairro Botafogo. Conforme a prefeitura, a nova estrutura deve oferecer mais agilidade, segurança e qualidade nos serviços prestados e bem estar dos servidores.

Com estacionamento para seis ambulância, dois dormitórios para a equipe básica, um para a equipe avançada, banheiro, cozinha, refeitório, vestiários, sala administrativa e de treinamento, as obras custaram mais de R$ 1,5 milhão em recursos da prefeitura e de uma emenda parlamentar de R$ 350 do deputado federal Danrlei de Deus (PSD).

A coordenadora de enfermagem do Samu, Melissa Bonatto, destacou a importância do novo espaço para ofertar melhores condições de trabalho. “A gente está eufórico, nós temos profissionais que estão esperando há anos por essa base, e não tem como não se emocionar. É uma equipe qualificada e estamos fazendo o fechamento do ano com chave de ouro, com uma ambulância nova, uma base nova e um serviço de motolâncias. Qualificando ainda mais um serviço, que é considerado referência”, explica.

Referência no atendimento

Por trabalhar de forma compartilhada remota, onde médicos reguladores no município recebem as chamadas de urgência por meio do fone 192, o serviço prestado em Bento Gonçalves é referência no atendimento. A ação ocorre desde 2019 e, em 2022, o trabalho foi ampliado com a Regulação Médica 24h, através do compartilhamento remoto com a Central Estadual do Samu.

Nova ambulância 

Além da inauguração da nova sede, a equipe do Samu recebeu uma nova ambulância. O equipamento foi entregue no dia 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde e já reforça a estrutura de atendimento. 

Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura