Troca de três treinadores e sequência de resultados desfavoráveis foram fatores decisivos para o rebaixamento do time; Equipe somou apenas nove pontos em 11 jogos, amargando a 11ª colocação no Campeonato Gaúcho

O Clube Esportivo de Bento Gonçalves vai disputar a segunda divisão do futebol gaúcho a partir do ano que vem. Com a goleada de 5 a 0 sofrida em jogo contra o Internacional na noite de sábado, 24, o time de Bento Gonçalves não conseguiu se manter na elite do futebol gaúcho. Sob o comando de Gustavo Papa, o campeão do Interior na edição de 2020 não conseguiu a pontuação necessária para escapar do rebaixamento. Em 11 jogos, o time conquistou apenas nove. Foram duas vitórias, três empates e seis derrotas.

O jogo

Para encarar o Internacional, Gustavo Papa promoveu apenas uma mudança na equipe titular, em relação à escalação da última rodada: na zaga, saiu Sosa e entrou Rafael Dumas. Porém, logo aos 4 minutos, Rodinei cobrou falta da esquerda na cabeça de Zé Gabriel, que testou para o fundo do gol, abrindo o placar no Beira-Rio. Logo depois, o Esportivo teve uma boa chance na bola parada próximo à grande área, mas Michael cobrou nas mãos do arqueiro colorado. Aos 18, após cobrança de Itaqui na área, Lucas Hulk subiu mais que a zaga e cabeceou, mas a bola saiu por cima do gol de Daniel. Momentos depois, Vini Martins avançou com a bola e arriscou de longe, mas chutou por cima da meta. Aos 25, foi a vez de Itaqui roubar a bola na direita e cruzar, mas Zé Gabriel se atirou e afastou a bola. Contudo, a defesa alviazul não foi capaz de conter o ímpeto colorado. Aos 32, cruzamento para Nonato, que soltou uma bomba e não deu chances para Anderson. Já aos 40, Yuri Alberto ampliou o marcador de pênalti, fechando o placar na primeira etapa.

Segundo tempo

Para tentar uma reação, Papa fez uma substituição no ataque: saiu Vini Martins e entrou Emerson. A melhor oportunidade alviazul na etapa final foi aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio de Tardelli, a bola sobrou para William, que soltou uma bomba na entrada da área, mas a bola foi muito alta. Do outro lado, foi a vez do Inter chegar – e de forma efetiva. Rodinei cobrou falta na cabeça de Rodrigo Dourado, que balançou as redes pela quarta vez na partida. Minutos depois, Rodinei apareceu no meio da zaga e chutou sem chances de defesa para Anderson. Aos 36, Emerson tentou marcar o gol de honra com uma bomba de fora da área, mas Daniel fez bela defesa. Final: Internacional 5, Esportivo 0.

Com o rebaixamento no Campeonato Gaúcho, resta ao Clube Esportivo a decisão sobre a participação no Brasileirão Série D – com início previsto no mês de junho. A avaliação e a programação para a sequência da temporada será divulgada pelo clube em breve.

Fotos: Kévin Sganzerla / Divulgação