O índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Bento Gonçalves caiu 14% e chegou a 78% nesta segunda-feira, 17. Até às 10h, o número mostrava que dos 50 espaços destinados no Hospital Tacchini, 39 seguiam ocupados com pacientes infectados e suspeitos pela Covid-19, além de outras comorbidades. Na sexta-feira, 14, a ocupação de leitos chegou a 92%, ou seja, 46 unidades estavam com pacientes internados.

Conforme os dados monitorados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na instituição bento-gonçalvense, dos 39 pacientes internados, 19 tiveram confirmação para o novo coronavírus, cinco seguem aguardando resultados de exames e 15 pessoas estão no local em razão de outras doenças.

Dos casos confirmados de coronavírus, 17 leitos ocupados são do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso aponta que 73.9% da capacidade, que é de 23 leitos, já está comprometida. Já para os leitos particulares, que são 27 disponíveis, o índice de ocupação é maior: 81,5%, ou seja, 22 espaços estão com pacientes.

Nas últimas duas semanas de monitoramento, o índice ocupação nas UTIs do Hospital Tacchini girou em torno de 70% a 92%. O pico da situação ocorreu na quinta-feira, 13 e o menor nível no dia 6 de agosto. Entre o domingo, 16, e até o fechamento desta matéria, há estabilidade no número de internações na UTI.

Ocupação em leitos clínicos pelo SUS atinge 59%

O monitoramento da SES mostra ainda que o número de leitos clínicos, fora das UTIs, segue em situação considerada tranquila. Até o momento, a ocupação no Tacchini é de 59,5%, ou seja, 25 pessoas estão internadas. Na sexta-feira, 14, esse número era de 47,6%, quando 20 pessoas necessitaram de internação no local.

Nos últimos 15 dias, apenas na segunda-feira, 10, a situação no setor ficou em alerta, quando a ocupação havia atingido o índice de 73,8%. Após essa data, houve queda.

Foto: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini