Acompanhamento do sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostra aumento no número de ocupação nas vagas de terapia intensiva

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Bento Gonçalves até a meia noite deste domingo, 23, é de 86%. O índice voltou a subir após dias em queda, quando chegou a 76%, conforme a reportagem do Semanário noticiou no início da semana. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e começaram a apresentar aumento na terça-feira, 18, chegando a atingir 90% de ocupação na quarta-feira, 19.

A situação mostra que dos 50 leitos disponibilizados no Hospital Tacchini, 43 estão com pacientes internados. Destes, 12 são infectados pela Covid-19, 10 são considerados suspeitos ou com Síndrome Respiratória Aguda Grave e a maioria, 21, são pessoas com outras comorbidades.

Segundo os dados, dos 23 leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 17 estão ocupados, o que representa 73,9% de lotação. Já as unidades disponíveis para planos particulares, a situação é mais grave: dos 27 espaços, 26 já estão comprometidos, o que representa 96,3% de lotação. Além dos leitos de UTI Adulto estarem com alto índice de lotação, o espaço voltado às crianças também conta com dois pacientes, que estão em suspeita de Covid-19.

A ocupação não envolve apenas pacientes de coronavírus, mas abrange toda a demanda por terapia intensiva na cidade. Em relação à Covid-19, Bento Gonçalves registrou 24 novos casos nas últimas 24 horas, com 97 mortes desde o início da pandemia.

Ocupação em leitos clínicos pelo SUS atinge 26,2%

O monitoramento da SES mostra ainda que o número de leitos clínicos, fora das UTIs, segue em situação considerada tranquila. Até o momento, a ocupação no Tacchini é de 26,2%, ou seja, dos 42 espaços disponíveis, apenas 11 estão ocupados. Na segunda-feira, 17, esse número era de 54,8%.

Nos últimos 15 dias, apenas na segunda-feira, 10, a situação no setor ficou em alerta, quando a ocupação havia atingido o índice de 73,8%. Após essa data, houve queda.

Foto: Alexandre Brusa / Hospital Tacchini