O risco de ficar fora do rateio de recursos oriundos da Consulta Popular 2020 não vai acontecer para a Serra Gaúcha. O Governo do Rio Grande do Sul divulgou na terça-feira, 10, a relação dos projetos que foram aprovados para serem executados a partir do ano que vem. Na região, serão destinados mais de R$ 628 mil para a execução de projetos nas áreas da agricultura familiar e o turismo. No total, pouco mais de 7,6 mil pessoas participaram do processo de escolha que, em razão da pandemia do novo coronavírus foi realizado de maneira online.

Conforme o resultado, os projetos “Apoio a agricultura familiar” e “Implantação do observatório de turismo da serra gaúcha e de infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber” serão os beneficiados com os recursos.

Na semana passada, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), encaminhou um documento solicitando a anulação da chamada cláusula de barreira, justificando que a pandemia do novo coronavírus prejudicou o pleito, já que o processo eleitoral foi realizado apenas por meios digitais (SMS e internet).

O objetivo da Consulta Popular, que acontece há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando demandas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.