Com menos de 1% de adesão de todos os moradores da Serra Gaúcha, aptos a votar na Consulta Popular 2020, a região poderá ficar de fora da distribuição de recursos previstos no certame. No total, R$ 628 mil estavam previstos a partir do ano que vem. No entanto, sem alcançar a meta mínima de votantes, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), vai encaminhar nesta quinta-feira, 5 de novembro, um documento solicitando a anulação da chamada cláusula de barreira, justificando que a pandemia do novo coronavírus prejudicou o pleito, já que o processo eleitoral foi realizado apenas por meios digitais (SMS e internet).

Conforme levantamento, dos mais de 696 mil eleitores aptos na Serra Gaúcha, neste ano, apenas 8.241 eleitores participaram do pleito. No ano passado, o número atingiu aproximadamente 13 mil votos. Sem a pandemia, o Corede Serra estimava mais de 15 mil votantes.

A expectativa é de que a decisão sobre o recurso encaminhado ao Estado saia até segunda-feira, 9 de novembro. Neste ano, o Corede Serra definiu as áreas da agricultura familiar, turismo e desenvolvimento do setor industrial para uso do grafeno como prioridades na votação.

Foto: Divulgação / SGG/Governo do RS