O saber não ocupa espaço. Podem te tirar tudo na vida, mas o conhecimento ninguém te tira.
(Minha mãe)

Uma mulher que leva a honestidade como um dos principais aspectos de sua trajetória. Leal e determinada aos seus princípios, herdou de seus pais, Ari Tussi e Vilma Bigolin Tussi a nunca desistir de seus objetivos. Assim é Ângela Bigolin Tussi, uma mulher de riso e choro fácil e que procura viver cada instante da melhor forma possível.

A história desta virginiana inicia longe da Serra Gaúcha, na região do Alto Uruguai. Cresceu na cidade de São Valentim, próximo à Erechim, com seus pais e sua irmã, Ana Maria, que foram os alicerces de sua trajetória. “Minha família é minha vida. Não existem palavras para descrever o que eles representam para mim. Tudo que sou, tudo que tenho, tudo que conquistei e venho conquistando devo a eles. Não esqueço o que meu pai me disse em um momento difícil ao qual enfrentamos no ano passado: ‘Minha filha, fica tranquila pois vamos passar por mais essa juntos’. Isso resume o que eles são. Como eles são. Minha mãe é minha inspiração de vida. Tem uma força invejável. Ela está sempre disposta a ajudar todo mundo. Minha irmã é minha alma gêmea, somos unha e carne. E é isso que eles são para mim, minha fortaleza. Espero poder ser também uma fortaleza para eles um dia”, considera.

Ângela saiu da cidade pequena para alçar novos voos. Morou em Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre. E há pouco mais de um ano e meio chegou à Capital do Vinho. “Há alguns anos eu tinha o desejo de sair da capital e voltar para interior, porque gostamos de uma vida mais calma. Em abril de 2019, eu e meu marido Ângelo decidimos nos mudar para Bento Gonçalves e construir nossa vida aqui, formar família e, assim, inaugurei minha clínica em agosto do ano passado”, salienta.

Educação e carreira

Almejando seus objetivos, Ângela revela que saiu de casa cedo, aos 15 anos, para concluir o Ensino Médio. Concluída esta etapa, passou para a fase seguinte e uma das mais importantes: a graduação. “Aos 17 anos iniciei faculdade de Fisioterapia, em Passo Fundo. Porém, após algum tempo de curso, tranquei e comecei a faculdade de Jornalismo. Me formei Jornalista na Universidade de Passo Fundo (UPF), em 2009. Mudei para Porto Alegre logo após a formatura e trabalhei como jornalista por um tempo. Nesse período, fiz Especialização na área de Assessoria Linguística”, revela.

Porém, a área da saúde sempre teve destaque em sua vida e, logo após, prestou vestibular novamente, no ano de 2010, ingressando na faculdade de fonoaudiologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – a UFCSPA. Ali se formou no ano de 2013 em Fonoaudiologia. “Desde que me tornei fono, trabalho com próteses auditivas. Devolver a audição para um paciente é emocionante. Diversas vezes no consultório, eles se emocionam quando voltam a ouvir. Eu choro junto. É um trabalho que me motiva a acordar todos os dias. Atualmente estou terminando uma Pós-Graduação em Estudos da Audição e também iniciei outra Pós-Graduação em Motricidade Orofacial”, revela.

Atualmente, Ângela é proprietária e fonoaudióloga na AudiVita Aparelhos Auditivos em Bento Gonçalves. “Minha maior satisfação e sensação de dever cumprido é quando vejo que meus pacientes estão ouvindo bem e satisfeitos. Ouvir é muito importante na vida de uma pessoa, e devolver esse sentido ao dia a dia delas, é gratificante”, pondera.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles. Sempre tive desde criança e ainda tenho. São minha paixão. Já tive até duas porquinhas-da-índia (a Catarina e a Mel). Tive um cachorrinho (o Myke) que viveu conosco por 15 anos, e atualmente tenho minha filhota Luna, que está completando 7 anos em dezembro e é minha vida.
Felicidade: Minha família e meu trabalho.
Saúde: Depois de um ano conturbado, estou voltando a cuidar de mim.
Um ídolo: Deus. Somos muito amigos e converso bastante com Ele.
Uma paixão: Meu marido Ângelo, companheiro e apoiador das aventuras da minha vida.
Viagens? Sonho em conhecer as praias do nordeste brasileiro.
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Continuar me especializando, pois, estudar é uma das minhas paixões. E, é claro, aumentar a família.