A Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves decidiu ampliar a faixa etária para imunização contra a covid-19. Agora, pessoas a partir dos 40 anos ou mais, com comorbidades que façam parte da listagem do Ministério da Saúde, poderão realizar a vacinação, de acordo com o calendário divulgado nesta quarta-feira, 12. A vacina ocorre no espaço da rua Coberta, no bairro Planalto, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. A imunização não será no formato drive-thru. 

Conforme a SMS, na quinta-feira, 13, será a vez de pessoas com comorbidades de 50 anos ou mais. Na sexta-feira, 14, é a vez daqueles com idade de 47 anos ou mais. No sábado, 15, receberão a primeira dose pessoas com 43 anos ou mais e no domingo, 16, pacientes na faixa etária de 40 anos ou mais.

A vacina utilizada nas aplicações será a da Oxford/AstraZeneca. A ampliação da faixa etária ocorre com a chegada de novas doses do imunizante. Quem for receber a vacina deve apresentar documento de identificação com foto, preencher o documento de vacinação que é disponibilizado através deste link, além de exame ou receita médica que comprove a comorbidade.

Por ser utilizada a vacina AstraZeneca, gestantes e puérperas que estejam em alguma das faixas etárias beneficiadas, não poderão ser imunizadas. O Ministério da Saúde interrompeu temporariamente a vacinação com o imunizante AstraZeneca produzido no Brasil pela Fiocruz. O objetivo é investigar possíveis eventos adversos nestas mulheres após a aplicação das doses.