Um novo recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) deverá ser encaminhado ao Governo do Rio Grande do Sul, visando a permanência da região na bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado. A informação foi confirmada pelo prefeito de Cotiporã e presidente da entidade, José Carlos Breda. Na atualização preliminar, divulgada na sexta-feira, 10, a região de Caxias do Sul, que inclui Bento Gonçalves, e outras 14 regiões entraram na bandeira vermelha, que determina medidas mais restritivas de distanciamento social.

Durante a semana, o presidente da Amesne já havia dito que a mudança para a bandeira vermelha era esperada. Porém, o recurso que será apresentado ao Estado aponta, segundo Breda, condições para que a região permaneça na cor laranja. Ele ressalta que o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e até uma possível estabilização da contaminação, são os principais fatores que manteriam a região no risco médio do modelo.

Em nota oficial, a Amesne acredita na reversão, porém, o agravamento das condições de propagação do vírus dificultam ainda mais a possibilidade. “Reafirmamos nossa compreensão de que toda sociedade é responsável pelo possível agravamento das condições de propagação da pandemia e pelas indesejáveis restrições impostas aos setores produtivos com redução das atividades, desemprego e fechamento de empresas”, diz o documento

Nota na íntegra

“O Comitê Estratégico do OBSAÚDE acompanha diariamente a situação dos indicadores que submetem as regiões do RS aos índices determinantes da “cor da bandeira” demonstrando o comportamento da pandemia e a capacidade de atendimento hospitalar. Após reunião do Comitê Estratégico vem esclarecer o seguinte:
1 – Esta é a terceira semana subsequente de “bandeira vermelha” na macroserra que reúne 49 municípios. Na última semana, ingressamos com consistente “Pedido de Reconsideração” que, analisado pelo Governo RS, possibilitou que as atividades produtivas continuassem atuando no padrão de “bandeira laranja”.
2 – Os indicadores desta semana epidemiológica, de 03 a 09 de julho, colocam a macrorregião, novamente, em “bandeira vermelha”.
3 – Identificou-se argumentos relevantes sobre a capacidade de atendimento clínico e de UTI a serem apresentados ao Comitê de Indicadores do Gabinete de Crise do Governo RS, cujo recurso será apresentado neste sábado.
4 – Continuamos encarecendo, no entanto, que cada município, através do Poder Executivo e Legislativo, das instituições representativas da sociedade civil, empresarial e de trabalhadores se associe às campanhas do Governo RS no sentido de aprofundar o compromisso da sociedade com o isolamento social visando conter a propagação da covid-19.
5 – Havendo aceitação do Governo RS aos argumentos do OBSAÚDE no sentido de manter a Macroserra na “bandeira laranja” alertamos a população, de todos os municípios, que tal “bandeira” não evita restrições pessoais de distanciamento social. Permite, sim, que as atividades produtivas continuem funcionando respeitando as limitações do distanciamento.
6 – Reafirmamos nossa compreensão de que TODA SOCIEDADE É RESPONSÁVEL PELO POSSÍVEL AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES DE PROPAGAÇÃO DA PANDEMIA E PELAS INDESEJÁVEIS RESTRIÇÕES IMPOSTAS AOS SETORES PRODUTIVOS COM REDUÇÃO DAS ATIVIDADES, DESEMPREGO E FECHAMENTO DE EMPRESAS.
7 – O OBSAÚDE se manterá ativo no monitoramento dos indicadores e, havendo percepção de piora dos indicadores nas próximas semanas, não se furtará de reivindicar, a cada município, a obediência às duras limitações impostas pelas bandeiras vermelha e preta.”