O governador Eduardo Leite anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira, 10, o mapa do distanciamento controlado válido entre a 0h de terça-feira, 14, e as 23h59min de segunda-feira, 20. Na atualização, a região de Caxias do Sul, que inclui Bento Gonçalves, e outras 14 regiões entram na bandeira vermelha, que determina medidas mais restritivas de distanciamento social.

A região de Caxias do Sul segue agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População, pela Capacidade de Atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões Covid-19, pelo impacto da bandeira preta no indicador de Capacidade de Atendimento e de bandeira vermelha no indicador de Mudança da Capacidade de Atendimento mensurada pelo Estado como um todo.

Embora nenhuma região do Estado tenha sido classificada com risco altíssimo (bandeira preta), tampouco houve classificação de risco baixo (bandeira amarela). Nesta rodada, inclusive, nenhuma região apresentou melhora nos índices.

Após a atualização das informações, os prefeitos terão até as 23h59min de domingo, 12, para contestar a definição da equipe técnica do governo — um dia antes do início da validade do novo decreto, que passa a valer na terça.

As regiões de Taquara, Erechim, Passo Fundo e Caxias do Sul, que tiveram apuração de bandeira vermelha na semana anterior, mas que, após avaliação dos recursos, foram situados em bandeiras laranja, retornam novamente para a vermelha, com médias ponderadas mais elevadas que anteriormente.

As regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que estavam em bandeiras laranja, passaram para bandeira vermelha. As mudanças decorrem pela contínua piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde, tanto regionais quanto macrorregionais.