A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), encaminhou na segunda-feira, 29, um novo pedido de flexibilização das restrições do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A medida quer amenizar os efeitos que impedem que os setores do comércio e serviços ampliem suas atividades econômicas no período de bandeira preta, considerado risco altíssimo de contaminação para a covid-19.

Entre as justificativas, a entidade que representa os municípios da Serra informou que idosos acima de 70 anos, que representam 30% das hospitalizações, já foram imunizados na região, o que poderia ser um dado importante para uma revisão na situação das restrições.

Com base no estudo, a associação defende que o atual cenário local permitiria o direito à cogestão local, com flexibilização à abertura dos restaurantes, possibilitando a entrada até as 20h e a saída até as 22h, bem como a liberação dos cursos profissionalizantes. A justificativa nesse caso seria que esses estabelecimentos já se adequaram às regras, apresentam turmas reduzidas e, por serem técnicos, não conseguem se adequar à prática on-line.

A Amesne também pede que seja autorizada a permanência de clientes nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera de restaurantes, bares, lancherias e sorveterias até às 22h, inclusive em sábados e domingos, durante o período integral.

O governo do Estado ainda não se manifestou sobre a aprovação ou não dos protocolos apresentados pela associação. 

Foto: Amense / Divulgação