Pelo menos duas câmaras frias para acondicionamento de vacinas serão encaminhadas à Bento Gonçalves. A informação foi divulgada na segunda-feira, 29, após publicação de resolução da Comissão Intergestores Bipartite. Os equipamentos são destinados a municípios com população superior a 100 mil habitantes. Além do compartimento de vacinas, o município receberá dois computadores.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as câmaras servirão para armazenamento de vacinas contra a covid-19, gripe e demais doenças virais e bacterianas. “Com essa resolução, 100% dos municípios com população acima de 100 mil habitantes terão acesso a uma câmara fria e um computador em suas salas de vacinas, que variam de duas a quatro por cidade”, afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Outros dez municípios (ainda não definidos) receberão incentivos destinados às Centrais Municipais de Rede de Frio. O objetivo é beneficiar a maior população possível e incrementar a qualidade de armazenamento das centrais municipais que necessitam adequação, bem como evitar perdas de vacinas e promover vacinação segura.

Além de Bento, Caxias do Sul também receberá os equipamentos. Na maior cidade da região, serão seis câmaras frias e computadores.