Atendimento de pacientes com sintomas gripais voltarão a ser realizados em consultórios na UPA

Nesta segunda-feira, 25 de abril, a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves anunciou algumas mudanças em relação a Covid-19 no município, como o fechamento do ambulatório fast-track, que vinha sendo utilizado no atendimento de sintomas gripais. Nas próximas semanas o local será descontinuado e as pessoas com esse tipo de sintomas voltarão a ser atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Além disso, desde segunda, os boletins diários com os números de casos e atualizações do vírus em Bento também deixaram de existir. A secretária da pasta, Tatiane Misturini, afirma que o acompanhamento dos dados seguirá internamente. O primeiro informe foi divulgado em 28 de fevereiro de 2020 e teve 778 edições.

Essas modificações acontecem por conta do anúncio ainda recente do Ministério da Saúde, que confirmou o fim da emergência de saúde pública relacionado à Covid-19 em território nacional. O decreto, que já foi adicionado ao Diário Oficial da União, resultará em mudanças semelhantes em todo o Brasil.  

Em relação aos acolhimentos na UPA 24h, a secretária confirmou que o fechamento do fast-track não resultará em uma diminuição dos profissionais e no fluxo de atendimento. “Já estamos trabalhando na estrutura dentro da UPA para ampliar consultórios para atender esses pacientes. Os dados permitem essa mudança”, conclui.

Em relação a testagem de casos, a secretaria aguarda orientações do governo do Estado do Rio Grande do Sul sobre o Programa Testar e outras ações que ajudavam o município nesse setor.