Inicialmente, 25 produtores receberam uma placa de rastreabilidade com um QR Code que direciona para um site da Prefeitura de Bento Gonçalves, onde diversas informações podem ser acessadas

Poucas pessoas sabem a origem dos alimentos comprados e consumidos. Entretanto, essa realidade vem mudando. Em Bento Gonçalves, 25 agricultores que comercializam produtos na Feira do Produtor Rural e Ecológico, foram contemplados com uma placa de rastreabilidade que contém um QR Code impresso. Com a novidade, os clientes vão ter acesso a diversas informações sobre os produtos.

A seleção dos primeiros beneficiados, segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), Volnei Christófoli, se deu após reunião para apresentação do projeto de rastreabilidade, entre Prefeitura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sistema de Crédito Corporativo (Sicredi). “Posteriormente, foi apresentado aos agricultores que participam da Feira. Com preferência, nesta primeira etapa, para aqueles que residem no Município”, explica.

Christófoli avalia a iniciativa como benéfica, tanto para produtores, quanto para clientes. “É importante para os agricultores e feirantes que vão conseguir mostrar um pouco do seu trabalho e da sua história com a agricultura. Para os consumidores, certamente vai ser fundamental, porque vão saber de onde vêm os produtos, de qual região”, destaca.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, também elogia o projeto e o avanço do setor ao longo dos anos. “Cada ação feita vem para agregar e melhorar. Nos mais de 40 anos que existe a Feira, sempre teve evoluções. No início, a mercadoria era colocada no chão. Depois, em bancas de madeira. Posteriormente, vieram os aramados de ferro. Depois, as barracas, cada um com seu espaço”, salienta.

Agricultores aprovam tecnologia

O agricultor Celso Strapazzon atua na Feira do Produtor Rural há três décadas. Quem passa por lá pode encontrar os produz que ele comercializa: alface, rúcula, radici, temperos verdes, couve, morango, tomate, cereja, além de uva de mesa e comum.

Para ele, a rastreabilidade é bem vista e pode agregar, trazendo novos clientes. “Achei bacana para revitalizar e modernizar a Feira, visando atingir novos consumidores que podem usar a tecnologia para conhecer as propriedades e as pessoas que cultivam os alimentos”, afirma.

Strapazzon estreou a placa já na última Feira, do sábado, 23. Entretanto, inicialmente, não notou muita diferença. “Percebi que o público não deu muita importância. Acredito que com o tempo e divulgação, o interesse vai aumentar”, comenta.

A Feira do Produtor faz parte da história da família da agricultora Flavia de Toni da Rosa. “Estamos presentes há bastante tempo. Meu pai está naquela turma dos que iniciaram a Feira. Começou com meus pais, meus tios, minhas irmãs mais velhas, depois chegou minha vez (risos). Atualmente, quem vai, é meu marido e eu”, conta.

A produção da família é bem diversificada. Na estufa, são cultivados morango, pimentão, alface rúcula, beterraba. Fora dela, tem bergamota, laranja, flores, uva castanha e até pinhão. “Comercializamos na Feira os produtos que a gente produz, não trabalhamos com mercadoria de fora. O que a gente tem em casa é o que a gente comercializa”, afirma.

No último sábado, 23, a família também já utilizou a placa de rastreabilidade. Entretanto, conta que o público ainda não utilizou a novidade. “Não houve nenhuma situação, por enquanto, do pessoal usar o QR Code para acompanhar a história, mas só de ter ali foi suficiente para dar ar de credibilidade. Bem interessante isso”, avalia.

Por fim, a produtora comemora ter sido beneficiada com a tecnologia. “Ficamos muito felizes em ser contemplados, em estar na primeira turma dos que receberam a rastreabilidade, porque a gente sabe que é importante. Estamos aí para mostrar que a Feira pode evoluir sim. Tem alguns feirantes, mais de idade, que vem sozinhos, que os filhos não acompanham, acredito que essa turma vai ter mais dificuldade, mas onde tem os mais jovens, que ajudam, que dão continuidade nessa parte mais tecnológica, acho que vai ser bem bacana”, finaliza.

Próximos produtores

Questionado se há previsão de quando novos produtores vão receber a placa de rastreabilidade, Christófoli responde que estão sendo buscados os nomes dos interessados em participar. “Acredito que pelo menos mais 25 agricultores na próxima etapa. Isso pode demorar mais uns dez meses, visto que o Sebrae precisa fazer todo trabalho de campo para conhecer as propriedades e buscar as informações necessárias”, alerta.

Hoje, a Feira do Produtor Rural tem aproximadamente 58 agricultores, dos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira.