Diante da necessidade de suprir as demandas para as adequações ambientais e a busca por profissionais mais qualificados que atuem diretamente na área de Gestão Ambiental tem aumentado nos últimos anos. Seguindo essa tendência, a Ftec Faculdades – unidade Bento Gonçalves – oferta o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que visa atender o mercado que está em processo de expansão.

O curso é composto por um corpo docente de mestres e doutores com expressivo conhecimento técnico. Além da teoria são desenvolvidas visitas técnicas, que contribuem para o desenvolvimento crítico do aluno que sai do universo da sala de aula e aplica na prática o seu conhecimento.

Prova disso foi a visita técnica realizada no dia 16 de maio e que teve no grupo estudantes de Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. A visita foi realizada no município de Caçapava do Sul, na empresa mineradora de calcário Inducal. Os alunos foram recebidos pela gerência operacional da empresa, que explanou sobre o calcário como um recurso natural, qualidade, processo de extração de calcário e recuperação de áreas mineradas. Os alunos tiraram dúvidas, conheceram todo o processo de mineração e visitaram a mina no seu interior.

Após a visita, foi realizada a segunda parte, que aconteceu em Minas do Camaquã, 3º distrito de Caçapava do Sul. Neste local os alunos visitaram antigas minas de cobre e túneis desativados. Essas visitas técnicas ocorrem uma vez por semestre para diferentes locais, entre elas destaca-se a da Estação Ecológica do Taím.