Uma capricorniana que se define como uma pessoa corajosa, mesmo que, muitas vezes, o caminho possa ser árduo ou dar certo medo. Para ela, apesar dos percalços, é necessário lutar e ir em frente. Assim é Aline Garziera, uma mulher de riso fácil, determinada, comunicativa e leal, que aproveita cada minuto de sua vida da melhor forma possível.

Bento-gonçalvense, busca inspiração diária nas pessoas que são a sua principal estrutura: os pais, Darci e Florentina Maria Garziera. “Eles ensinaram valores importantes, como humildade, honestidade, coragem, fé, e que mesmo quando tudo parece difícil, encontraremos uma solução. Além disso, orientaram a valorizar o trabalho e o estudo, pois isso seria a porta para o crescimento pessoal e profissional”, enfatiza.

A trajetória vivida por Aline até aqui não foi fácil, mas nada a impediu de realizar os sonhos que estavam presentem em sua memória. “Na infância e adolescência passamos por dificuldades, pois meu pai precisou se afastar do trabalho muito cedo por conta de doença. Aprendemos com isso a ter mais responsabilidades e cuidar uns dos outros. Terminar a faculdade foi um ponto alto da história familiar, pois depois de 20 ou 30 anos, fui a próxima a ter um diploma de nível superior”, comemora.

Após a conquista, ela saiu da Capital Nacional do Vinho almejando ir além. “Sempre tive o sonho de morar em Porto Alegre, pela cultura, pelas possibilidades, e tão logo pude, depois de formada vim morar aqui, onde me desenvolvi profissionalmente, criei e reencontrei muitos amigos. As adversidades na carreira e a diferença cultural me ensinaram muito, em especial ser mais forte, mais resiliente, e a não desistir dos meus sonhos”, pondera.

Na profissão

Aline é formada em Psicologia, pós-graduada em gestão de pessoas e empresarial, além de ter concluído recentemente o curso de Terapeuta Sexual. Para a escolha da profissão, ela teve algumas inspirações. “Na adolescência tive algumas pessoas que me inspiraram, que já eram psicólogas, e como sempre gostei do contato com as pessoas mesmo sendo mais introspectiva, mas como boa ouvinte do grupo, percebi que isso era o que gostaria de fazer: ouvir os outros, mostrar novos olhares sobre as situações”, comenta.

Atualmente, depois de quase 20 anos trabalhando na área de Recursos Humanos, os últimos dez na área de gestão, ela foi em busca de um sonho antigo. “Resolvi mudar de carreira e voltar para a área da psicologia clínica, mais especificamente com o nicho da terapia sexual de adultos ou casais”, esclarece.
O principal ponto alto da sua carreira é, sem dúvida, ver seus pacientes melhores. “Não posso desmerecer os anos do RH, em especial nos últimos sete anos na empresa em que era gerente de RH, me desenvolvi, aprendi muito, conheci culturas diferentes. Mas hoje, depois da transição, o ponto alto foi ser convidada para vários projetos, como a coordenação de uma mesa em um congresso, ser tutora do Curso Psiquê, e claramente ver a transformação na vida dos pacientes”, frisa.

Nessa área, de terapia sexual, ela diz que o papel do psicólogo é desmistificar os tabus sobre a sexualidade e a intimidade, e que é um aspecto importante a ser abordado na vida das pessoas. “Sou apaixonada por ver a satisfação dos pacientes quando você auxilia eles a enxergarem as crenças que carregaram consigo, e que os impedem de ter uma vida íntima que proporcione maior qualidade de vida. Em especial os casais que muitas vezes perdem a conexão, seja por falta de comunicação ou de momentos a dois, que gerem esse contato. Mesmo que pareça ser uma área nova para muitas pessoas, os estudos nesse segmento já são realizados há dezenas de anos e ainda que falar sobre sexualidade não seja habitual, pois não fomos educados para isso, vejo que muitas pessoas têm necessidade ou curiosidade sobre o tema. É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a sexualidade como um dos quatro pilares da qualidade de vida, juntamente com trabalho, família e lazer”, conclui.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Andar de bicicleta, estar com os amigos, ler, assistir filmes;
Felicidade: viver intensamente, aproveitando todos os momentos que a vida proporciona;
Saúde: “Men sana in corpore sano”. Procurar manter a mente e o corpo em equilíbrio;
Praia ou campo? Praia;
Um ídolo: Nelson Mandela;

Um filme/ série: Sociedade dos Poetas Mortos;
Uma paixão: Estudar;
Música? Qual sua preferida? It’s my life – Bon Jovi;
Livros? ‘Mulheres que correm com os Lobos’, ‘O Tempo e o Vento’, ‘Catadores de Conchas’;
Viagens? É o melhor investimento que podemos fazer. Sempre que possível gosto de conhecer lugares diferentes;
O que faz você rir? Não preciso de muito para rir (risos), as pessoas que me conhecem sempre falam do sorriso fácil, e o riso pode vir das situações do dia a dia mesmo, a típica frase: é melhor rir que chorar!
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Ser uma referência em sexualidade, inclusive com palestras nas empresas (o local onde passamos a maior parte do dia) e o assunto deveria ser abordado. Em breve poder divulgar o livro sobre ‘Sexualidade na Pandemia’, onde sou coautora, produzir cursos diversos na área e, claro, transformar mais e mais vidas.

Fotos: DataPhoto