Norma anterior impossibilitava abertura de templos religioso; com a mudança, igrejas poderão receber até 30 pessoas ou 10% de sua capacidade física ao mesmo tempo

Uma modificação no decreto que aponta as normas de distanciamento controlado para a bandeira preta liberou novamente a abertura de templos e a realização de missas e cultos no Rio Grande do Sul. Até então, celebrações não poderiam receber fieis e templos precisariam estar fechados, conforme as restrições impostas. Com a mudança, a Diocese de Caxias do Sul emitiu um novo comunicado apresentando as novas mudanças, entre elas, a presença de 10% da capacidade física de cada templo ou, no máximo 30 pessoas.

Esta é a terceira mudança em menos de uma semana. Na terça-feira, o bispo Dom José Gislon já havia publicado em documento alterando os protocolos de distanciamento controlado. Na sexta-feira, 26, a decisão de fechar os templos após o governo do Estado decretar bandeira preta no modelo de distanciamento controlado a todas as regiões e suspender o modelo de cogestão entre municípios e o governo estadual.

Além da presença de fieis nas missas, o novo decreto da Diocese de Caxias do Sul autoriza a abertura de templos, de acordo com as situações de cada paróquia, para oração pessoal e atendimentos. Outros pontos como atendimentos em secretarias paroquiais e demais organismos da Diocese deverão ocorrer sem a presença de público. Batizados estão autorizados apenas em casos de emergência, observando os protocolos sanitários.

Casamentos, sacramentos de penitência, unção dos enfermos e sepultamentos, seguem decretos diocesanos publicados anteriormente.

Confira o decreto na íntegra

Foto: Reprodução / Internet