Feira ocorreu na última semana em Rio Pardo e contou com a presença de seis empreendimentos bento-gonçalvenses

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), participou na última semana da ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo. Pelo menos seis agroindústrias do município estiveram também participando da feira. Foram elas: Vinhos Speranza, Casa Zottis Vinhos e Uvas, Pecantelli- Nozes Selecionadas, Porão do Vale, Gallon Sucos e Geleias Ivani.

A feira tem por objetivo atender as necessidades dos produtores rurais e mostrar as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis e viveiro de mudas. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 475 expositores.

O representante da agroindústria Vinhos Speranza, Alceu Speranza lembrou que esta foi a primeira participação na feira. “As vendas foram boas, com bastante público. Foi uma experiência ímpar. Tivemos toda a assistência que precisávamos lá com o pessoal. E com isso só tem a aumentar as vendas e divulgar do produto”, enfatiza.

A Agroindústria Casa Zottis Vinhos e Uvas, representada pelos proprietários Daniela e Juliano Zottis, também participou pela primeira vez da Expoagro Afubra. “Foi uma feira muito movimentada e tivemos um bom resultado nas vendas e acima de tudo divulgamos bastante a nossa região para o centro do Estado. Em nosso estande nós tivemos a visita de vários agricultores de Bento Gonçalves, Monte Belo e Garibaldi”, destaca Daniela.

Márcia Gallon, uma das proprietárias da Agroindústria Gallon Sucos, comentou que a empresa participa há alguns anos do evento. “Essa foi a melhor edição que a gente participou. As vendas foram bem acima do que a gente normalmente vendia naqueles dias, então não sei se foi em função do calor, mas o pessoal consumiu bastante ali no local, e também levou muito suco para casa”, comenta.

O secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, ressalta que a participação das agroindústrias nas feiras dentro do Estado, como nessa que foi a Afubra, é muito importante. “Pois, além das agroindústrias divulgarem os seus produtos, acabam divulgando também o município. E a visita da equipe da secretaria de Agricultura na feira é uma maneira de valorizar as agroindústrias locais”, aponta.

Estiveram presentes visitando a feira, os servidores da secretaria de Agricultura, Janquiel Cristofoli, Patrícia dos Santos, Rudinei Heissler e Sabrina Batistelo. Bento Gonçalves tem sido exemplo e se destacado entre os municípios com maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, contando com um total de 42 agroindústrias familiares, qualificando o município com o status de Capital Gaúcha das Agroindústrias.

Sindicato também participa

Em excursão realizada também na última semana, associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira participaram da 21ª edição da Expoagro Afrubra. Durante a visita, puderam conhecer novas tendências tecnológicas e técnicas de produção voltadas para as propriedades rurais de pequenos produtores. Também puderam conferir produtos produzidos por associados do Sindicato, presentes no evento.

Para o presidente, Cedenir Postal, a visita à feira é muito benéfica aos produtores, pois inúmeras inovações podem ser aplicadas nas propriedades, aumentando a produtividade e a diversificação da produção no meio rural. Cedenir também destacou a presença de associados expondo e divulgando seus produtos, levando o nome e a qualidade dos produtos produzidos na Serra Gaúcha aos mais de 180 mil visitantes esperados na feira.