Anúncio foi feito pela secretária Arita Bergmann ao deputado Issur Koch e a especialista na área

O Rio Grande do Sul prepara-se para apresentar, ainda no primeiro semestre de 2023, um Plano para Enfrentamento ao Alzheimer e outras Demências. O anúncio foi feito pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante audiência com o deputado estadual Issur Koch e o médico geriatra e professor de Medicina, Leandro Minozzo, nesta quarta-feira, 29 de março. “Vamos dar vida à lei do Issur”, disse Arita ao referir-se à Lei Estadual 15.820/22, de autoria do parlamentar, que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências.

No encontro, Minozzo detalhou sua proposta para o Plano Gaúcho de Cuidado Integral em Demências, que deverá servir de base para a Secretaria da Saúde implementar sua proposta. “O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior envelhecimento do País, com 19%. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerentologia calcula que as demências atinjam cerca de 7% da população, ou seja, estamos falando de 126 mil a 150 gaúchos”, disse o especialista.

Com livros publicados na área, Minozzo é referência nacional no tratamento de demências e auxiliou Issur na elaboração da legislação estadual. “O serviço público de saúde, em todas as esferas, oferece assistência precária às famílias, tanto no apoio emocional como na estrutura oferecida pela rede pública. Com o Plano Gaúcho de Cuidado Integral em Demências, podemos dar um passo à frente nesta questão e sermos pioneiros mais uma vez”, destacou.

Agradecimento
Arita agradeceu a Issur pela lei e disse que a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa representava um grande avanço para que governos e sociedade discutam essa questão. “Essa é uma lei que impacta a sociedade diretamente, pois cada vez mais as pessoas estão vivendo mais e precisamos estar preparados para essa nova realidade”. A secretária disse, também, que o governador Eduardo Leite deu aval para apresentação de um plano gaúcho na área. “Temos a disposição do governador; temos um especialista disposto a contribuir na elaboração de uma política pública; e temos a lei do deputado Issur. Agora é trabalharmos para apresentarmos até o final de junho essa proposta, após ouvir famílias e entidades”, destacou.

Emocionado, Issur disse que ter o apoio do Estado à sua proposta era algo que valia a pena ser deputado. “Muitas vezes fazemos reuniões para tratar de problemas em Saúde, mas desta vez estamos trazendo uma solução com o Plano detalhado pelo dr. Minozzo. Fico feliz em contribuir e ter sido o agente para que esse projeto tão importante para milhares de gaúchos pudesse avançar. O Alzheimer não atinge apenas o paciente, mas toda a família que sofre ao ver seu ente querido sem a assistência necessária”, definiu.

Próximos Passos
Solicitado a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira requerimento de audiência pública para tratar do Plano Estadual de Saúde para o período 2024-2027. A intenção é promover uma discussão com gestores municipais e o Conselho Estadual de Saúde sobre as particularidades do planejamento, que contemplará, também, o combate ao Alzheimer e outras demências.

Paralelamente, o doutor Leandro Minozzo seguirá em contato com a equipe técnica da Secretaria da Saúde, auxiliando na elaboração da proposta ligada às demências. Participaram da reunião, ainda, Marlise Fraga de Souza, diretora Adjunta do Departamento de Atenção Primária em Saúde; Gislaine Lima da Silva, chefe da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida; e Ana Lúcia Pires Afonso da Costa, secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Saúde.

Fotos: Itamar Aguiar e Mario Selbach