O ano de shows já iniciou para o Canarinhos de Bento Gonçalves, entretanto, o grupo regido pelo maestro Celso Fortes ainda tem uma grande agenda pela frente. Na próxima sexta-feira, 12 de maio, às 19h30min estarão, junto aos cantores de São Valentim, no I Festival de Coros Infantis e Infantojuvenil, em Fagundes Varela, evento promovido pelo Coral Infantojuvenil Sons do Coração.

Fortes destaca a importância dos Canarinhos de Bento, um dos cinco coros do Brasil que se dedica a música sacra e erudita. “Auxilia no desenvolvimento artístico e cultural das crianças, é uma ocupação sadia, desenvolve o raciocínio e o rendimento escolar”, ressalta. Além disso, ele conta um pouco sobre a preparação dos cantores. “Nos ensaios e encontros, trabalhamos a afinação, história da arte e teoria musical. Nas sextas-feiras, as crianças e adolescentes também realizam a preparação vocal, postura, respiração e palco, para que tenhamos o melhor coro, quem sabe, do Rio Grande do Sul”, completa.

Os Canarinhos de Bento

O grupo faz parte do Instituto Musical dos Canarinhos de Bento Gonçalves, fundado em 18 de outubro de 2017. A associação cultural sem fins lucrativos, tem por finalidade desenvolver, através da música, um trabalho social e cultural, mantendo crianças e adolescentes na tradição do canto coral.

Em parceria com a Administração Municipal, e Secretarias da Cultura e do Turismo, participa anualmente da Feira do Livro de Bento Gonçalves, e do Espetáculo Especial de Natal em frente à prefeitura, que traz a magia da data para a população bento-gonçalvense.

Os ensaios do coro principal ocorrem às quartas-feiras, com apoio e cedência de espaço da Fundação Casa das Artes, sob regência do maestro Celso Fortes e com coordenação administrativa da presidente Denize Petter e do corpo diretivo. Às sextas-feiras, a técnica vocal fica a cargo do maestro Marcio Buzatto.

Atualmente conta com a colaboração de 32 integrantes, meninos e meninas com idades entre seis e 16 anos, que somam seus talentos individuais, dividem seus conhecimentos e formam, assim, o que há de mais bonito no canto coral: a união de vozes.

Programação

12/05 – Festival de Coros Infantojuvenil de Fagundes Varela
23/05 – Apresentação na Transportes Bertolini
3/06 – Festival em Monte Belo do Sul
18/06 – Apresentação na Fenavinho/ExpoBento
24/06 – Festival de Tupandi
17/07 – Evento em Bom Princípio
22 e 23/07 – Festival de Talentos
19/08 – Apresentação na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul
25/08 – Festival da Escola Salette na Casa das Artes
26/08 – Festival de Pinto Bandeira
02/09 – Festival em Porto Alegre, no Grêmio Náutico
16/09 – Festival São Valentim
23/09 – Festival em Vila Flores
7/10 – Festival de Bento Gonçalves
21/10 – Festival em Farroupilha
26, 27 e 28/10 – Gravação de vídeo pela Lei Rouanet, com tenores e orquestra
11/11 – Apresentação em Salvador do Sul
17/11 – Apresentação em Maratá
9/12 – Natal em Pinto Bandeira
16/12 – Hotel Mosteiro – Garibaldi