Feira segue com programação hoje, 10, e amanhã, 11, em Bento Gonçalves

Após cinco anos de espera e muita expectativa, o maior encontro ambiental do sul do país congregou sua rede de parceiros em uma solenidade que marcou o retorno da 9ª Fiema Brasil na segunda-feira, 8 de maio. A Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente iniciou sua programação nesta terça-feira, 9, segue até amanhã, 11, no Pavilhão do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

A atividade apresenta as soluções e inovações de 150 marcas, entre empresas expositoras e startups, e oportunizando o acesso ao conhecimento em um extenso circuito de palestras e painéis. “A Fiema nos mostrará o caminho do desenvolvimento agregado ao respeito com o meio ambiente para que possamos tornar o cuidado com a gestão ambiental uma prática real”, disse o presidente da Fiema Brasil, Jonas Foresti Brevia.

A feira consolida-se, também, como importante canal de conexões com o futuro, networking, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e oportunidades. “A Fiema está aqui para trazer soluções – para as empresas, para os negócios e para o mundo. Ela é a vida de que se transforma e se renova diante de nós e por meio das nossas mãos”, completou.

O presidente da Fundação Proamb, entidade promotora do evento, Neri Basso, destacou as parcerias construídas com os municípios em que a organização mantém unidades de estabelecimentos, e disse ser essa uma das formas das comunidades se desenvolverem. Ao agradecer aos prefeitos e representantes de Bento Gonçalves, sede da instituição; Pinto Bandeira, onde está sediada a Central de Resíduos; Nova Santa Rita, lugar de operação da unidade de Coprocessamento; e Farroupilha, onde está situada a Estação de Transbordo; Basso destacou a importância do trabalho conjunto. “Temos que estar juntos e unidos, olhando para o presente e para o futuro, sendo fortes em parcerias e atuantes em sinergia no desenvolvimento”, destacou.

Para ele, a Fiema Brasil representa um espaço de atrações e de oportunidades, sendo meio para trazer desenvolvimento sustentável aos negócios. “Com a Fiema, nosso polo ambiental já nasceu. Durante os três dias de programação, todos comprovarão como a feira cresceu e está fazendo a diferença na construção por uma sociedade melhor”, disse Basso.

O viés pioneiro da Fiema ganhou ênfase também na manifestação do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. “Quando nem se falava em ESG, já tínhamos esse conceito sendo praticado em Bento Gonçalves por meio do trabalho da Proamb, que há 30 anos vem trazendo soluções para a gestão ambiental de nossas indústrias e sendo vanguardista, também, ao trazer a temática do meio ambiente como protagonista de uma feira”, salientou.

Presidente da feira, Jonas Foresti Brevia; prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e presidente da Fundação Proamb, Neri Basso

Programação

7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente
Dias 10 e 11 de maio, das 13h30min às 18h30min
Diretor: Juliano Gimenez (UCS)
Tema: Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor.
O Congresso trará 6 áreas temáticas, vinculadas à proposta central do evento: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Tecnologias Ambientais, Efluentes e Águas residuárias, Gases de Efeito Estufa e Avaliação de Ciclo de Vida e Gestão Ambiental (ESG).
A extensa programação pode ser conferida no site fiema.com.br/eventos/fiemacon/7o-congresso-internacional-de-tecnologia-para-o-meio-ambiente

7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária
Dia 10 de maio, às 9h
Diretores: Marcos Botton (Embrapa) e Soêni Bellé (IFRS-BG)
Painéis: Mercado de créditos de carbono: oportunidades na fruticultura e silvicultura; Biodigestores para tratamento de resíduos agropecuários.

6º Seminário de Segurança do Trabalho
Dia 10 de maio, às 15h30min
Diretor: Jeancarlo Zortea (Pro-Ação)
Painéis: Segurança na aplicação de defensivos agrícolas; Normas regulamentadoras na Indústria; Normas regulamentadoras na construção civil.

3º Seminário de Energias Renováveis
Dia 11 de maio, às 15h30min
Diretor: Gustavo Fiorese (Proamb)
Painéis: Oportunidades na Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia; Descarbonização do setor elétrico

1º Seminário de Construções Sustentáveis
Dia 11 de maio, às 9h
Diretor Lúcio Possebon (MPA Incorporadora)
Painéis: Certificação e boas práticas para edificações sustentáveis; Materiais e gestão de resíduos em construções sustentáveis.

1ª Arena de Startups, na Fiema Brasil
Dias 10 e 11 de maio, a partir das 9h
Mais de 50 startups expondo, quase metade delas envolvidas em batalhas e mais de 30 palestras e incontáveis conexões. A programação completa pode ser visualizada pelo site https://arenafiema.proamb.com.br/.

Fotos: Augusto Tomasi/ Vagão Filmes