Com previsão de receber pelo menos 2,8 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento e de movimentar R$ 9 milhões em negócios, a 50ª Convenção Regional de Supermercados, a ser promovida pela Agas nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos de Tramandaí, será palco para uma iniciativa inédita promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados. No dia 26 de outubro, das 15h às 18h, a entidade abrirá pela primeira vez um espaço em sua feira para que micro, pequenos e médios agricultores gaúchos exponham seus produtos em uma série de rodadas de negócios com varejistas de todo o Estado.

Batizado de “AgroAgas”, o evento ocorrerá dentro da programação da 50ª Convenção Regional de Supermercados, que terá cerca de 80 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o comércio levando novidades, condições especiais de pagamento e lançamentos aos varejistas. Na tarde desta terça-feira, 4, uma comitiva de diretores da Agas entregou o convite do evento para o governador do Estado, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

Realizada há 14 anos consecutivos em Tramandaí, a Convenção Regional da Agas é uma oportunidade para que pequenos e médios fornecedores aproximem-se de supermercadistas e comerciantes de todo o Estado, com estandes a preços acessíveis.

O AgroAgas será um complemento à feira, e terá produtores de hortifrutigranjeiros buscando clientes e estabelecendo relacionamentos comerciais no pavilhão anexo à Convenção. “Queremos oportunizar ao pequeno produtor os mesmos clientes de grandes empresas multinacionais, já que percebemos no setor primário um desejo muito grande de se qualificar e de produzir em maior escala. Isto é bom para o varejo, bom para o produtor e sobretudo bom para o consumidor final, que terá produtos de maior qualidade a um preço mais acessível”, observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Conforme o dirigente, a Associação vai buscar parcerias com entidades ligadas ao setor produtivo, como Fetag, Farsul e Emater, para atrair produtores de todo o Estado ao evento. “A participação será gratuita aos produtores, 100% subsidiada pela Agas. Queremos uma relação de fidelidade entre os produtores rurais e as empresas varejistas, para que a agricultura familiar gaúcha consiga escoar toda a sua produção e permaneça investindo em melhorias e, sobretudo, crescendo”, sublinha Longo.

As famílias e produtores rurais receberão espaços para, em uma espécie de feira livre, apresentarem seus produtos ao varejo das 15h às 18h, realizando contatos e efetivando negócios. A ideia, segundo o presidente da Agas, é que os próprios supermercadistas auxiliem no credenciamento dos seus fornecedores para oportunizar ao pequeno produtor o desenvolvimento. “Não será necessário nenhuma grande burocracia e nenhum investimento pelos fornecedores de hortifrúti, basta que se credenciem, levem suas caixas de produtos e busquem novos mercados”, destaca Longo.

Para participar, os produtores devem entrar em contato e garantir seu espaço pelo telefone (51) 2118-5200. A 50ª Convenção Regional de Supermercados tem patrocínios da Superpan, Sucos CBS e Bal`Daia Distribuidora. As inscrições para o evento são gratuitas para supermercadistas e membros de padarias, açougues, restaurantes, bares, hotéis, farmácias, lojas de bazar e 1,99, petshops e lojas de conveniência, e já podem ser realizadas pelo site www.agas.com.br.