O Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, adotou nova metodologia de atendimento ao paciente, focada em fazer mais, gastando menos recursos financeiros e tempo, e priorizando o atendimento ao paciente.

A metodologia é nova no país na área da saúde e se baseia em técnicas industriais surgidas no Japão Pós-guerra. “A ideia é otimizar todos os processos assistenciais, acompanhando o completo tratamento dos pacientes, de modo que ele sinta-se satisfeito do início ao fim e os recursos utilizados não representem prejuízos financeiros para a Instituição”, explica a médica Christiane Sachet Zorzi, gerente de processos assistenciais do Hospital Tacchini.

Com esta metodologia, pode-se trabalhar os recursos internos de modo que o processo siga um fluxo contínuo, minimizando perdas, retrabalhos, desperdícios e insatisfações de clientes internos e externos, bem como insatisfações de fornecedores.

Aplicativos

O Processo Cirúrgico deve funcionar em Fluxo Contínuo, em forma de produção puxada, com Planejamento do que é realizado, para que as atividades aconteçam no tempo certo.

O setup (atividade de organização das salas cirúrgicas, materiais, limpeza, entre outros) entre as cirurgias e procedimentos precisa ser otimizado para eliminação de desperdícios, ou seja, com foco no resultado, garantindo as melhores práticas assistenciais e segurança ao paciente com sustentabilidade.

Tudo isso, obviamente, deve funcionar sistematicamente com interdependência entre todos os processos pois o Paciente entra numa rede de atividades desde o Agendamento até o check out (saída) do Hospital, portanto todas as etapas precisam funcionar em Lean, ou seja, de forma enxuta, priorizando o atendimento ao paciente, com eliminação de perdas que atrapalham o processo.

O que é o Lean?

Ao término da Segunda Guerra Mundial, o Japão viu-se devastado em infraestrutura e havia a necessidade de fazer mais, gastando menos. As empresas precisaram avaliar suas atividades e propor melhorias para que pudessem realizar mais com menos recurso. A Toyota (indústria automobilística) é um grande exemplo de melhoria de atividades por causa das mudanças drásticas do país. Desta análise, algumas ferramentas foram instituídas para a eliminação de desperdícios, processo padrão e motivação das pessoas que lá trabalhavam. Estas ferramentas trouxeram tantos benefícios que a partir deste momento tornaram-se parte da filosofia de ser das Empresas.

Na saúde, o Lean ainda é algo bastante novo e, gradativamente, está sendo adotado pelos grandes hospitais. “Todas as equipes assistenciais passaram a trabalhar sintonizadas com essa nova realidade. Passamos a trabalhar com planejamento, adotando estratégias voltadas a priorizar os processos, pessoas e produtos e ganhamos com melhorias contínuas”, avalia a gerente. Ela destaca ainda a necessidade de criar valores para o cliente, ou seja, oferecendo soluções em saúde e menor tempo de atendimento.

A lógica do Lean, na Saúde, é a mesma da Produção Enxuta, ou seja, o Lean Health Care faz com que as estratégias estejam voltadas aos processos, pessoas e produtos, com melhoria contínua.

Cria-se maior valor com foco voltado ao cliente e todos os seus aspectos de segurança assistencial.

 

Nos aspectos pessoais, o Lean Health Care tem como pilar o respeito, isto quer dizer que devemos acreditar, incentivar e desafiar as pessoas envolvidas no trabalho, para que mutuamente se tornem profissionais melhores.