Na manhã desta terça-feira (20), após muitas incertezas, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou o leilão da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. O leilão acontece na B3, em São Paulo e pôde ser acompanhado por meio de live no youtube.

Com lance único de R$ 4.151.508.819,45 e ágio de 1,51%, a Aegea foi a vencedora. A mesma foi criada em 2010 e é líder no setor privado de saneamento básico em nosso país. Atende mais de 21 milhões de pessoas em 154 municípios do Brasil.

Roberto Barbuti, presidente da Corsan, enfatiza que tal atitude foi feita pelo Rio Grande do Sul e para que o estado se torne referência no país. “Fazer a coisa certa exige convicção, resiliência e apoio”, finaliza.

A Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann destaca que “saneamento é saúde pública na veia” e que a ação do leilão e privatização, “foi a medida mais assertiva”.

Durante as falas, foi ressaltado que mais de 50 milhões de brasileiros, atualmente, não possuem coleta e tratamento de esgoto e que a Corsan encerra um ciclo que não deu certo. Além disto, foi destacado que o projeto do leilão atende a legalidade.

O Governador Ranolfo Vieira Júnior explica que “esta decisão vem em razão do marco legal de saneamento”, e de que a Corsan não estava conseguindo seguir o mesmo. “Saúde é o que importa”, finaliza.