O Prêmio Parceiros Voluntários tem o objetivo de divulgar iniciativas sociais bem sucedidas, multiplicáveis e que possam, no futuro, influenciar em políticas públicas. A Associação Bento-Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) foi indicada na primeira etapa seletiva municipal pela Parceiros Voluntários do município, unidade mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), e agora concorre na etapa regional.

A Abraçaí foi indicada e reconhecida localmente com a iniciativa, e está de acordo com os critérios estabelecidos pelo prêmio, por isso, aguarda o resultado da etapa regional, quando a Comissão Regional de Voluntários elegerá até cinco iniciativas por região para participar da última etapa que é a estadual. Passando para a última etapa, a Comissão de Avaliadores da ONG Parceiros Voluntários irá definir quais as iniciativas sociais que serão reconhecidas no Estado através do Prêmio Parceiros Voluntários.

A Orquestra de Violões surgiu em 2011 na Abraçaí para possibilitar aos beneficiários novas experiências e vivências, tanto individuais quanto coletivas, pois se verificou que a música seria uma prática de incentivo e promoção de inserção sociocultural. Desde sua origem, o projeto vem se aperfeiçoando, bem como ampliando a diversidade de instrumentos musicais (teclado, violão e flauta doce), além do acompanhamento em coro também formado pelos frequentadores da entidade.

Mais informações sobre o Prêmio Parceiros Voluntários podem ser obtidas no site http://premio.parceirosvoluntarios.org.br/.