O Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos se reuniu para dar início os trabalhos da Temporada 2014 da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). As vinícolas deverão encaminhar a documentação exigida para que a coleta das amostras possa ser executada até o dia 10 de outubro. Em 2013 o volume de vinhos que solicitaram a DOVV alcançou 396 mil garrafas, representando 20 amostras, sendo cinco vinhos brancos, dez vinhos tintos e cinco espumantes.

O processo, que tem início com a entrega da documentação, segue na coleta das amostras para as análises físico-químicas e, posterior análise sensorial. As sessões de degustação, programadas para os dias 30 e 31 de outubro, que serão realizadas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, levam em conta aspectos organolépticos qualitativos e quantitativos: visual, olfativo, gustativo e tipicidade varietal.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) Márcio Brandelli, também diretor do Conselho Regulador, Técnico e de Pesquisa da Indicação Geográfica, a degustação mostra na taça o desempenho da safra. “A análise certifica que o controle é muito bem feito e comprova o nível dos produtores do Vale dos Vinhedos, que já entenderam a importância e os benefícios da DO”.

O Vale dos Vinhedos é pioneiro da certificação de Denominação de Origem de Vinhos do Brasil, estampando a identidade e a qualidade dos vinhos elaborados no roteiro para o restante do mundo. A DO foi conquistada em setembro de 2012.