Nesta terça-feira, 18, foi aberta no Salão Nobre da Prefeitura a exposição “Rótulos Antigos” que traz um panorama do período entre 1920 a 1960 sobre a produção gráfica de rótulos de bebidas nacionais e internacionais. A exposição está reproduzida em 12 pôsteres dividida por nacionalidades e regiões como Brasil, França, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outros. Aberta ao público, a mostra vai de 19 de fevereiro a 17 de março, das 9h às 17h.

A coleção de rótulos possui, aproximadamente, 800 unidades. Destes foi realizada uma seleção, pelo fotógrafo Vicente Silveira (in memorian), que traça uma linha histórica que inicia em 1904, quando chegam à cidade os Irmãos Maristas. Nessa época, eles fundaram o Colégio Santo Antônio e a cantina de vinhos Granja Santo Antônio. Posteriormente, o nome da cantina foi mudado para Granja Pindorama. Devido aos seus contatos com outros produtores e importadores, durante vários anos eles colecionaram rótulos.

O curador da mostra, Jonas De Paoli destacou que “hoje quero que vocês vejam a arte nestes rótulos, imaginem que naquela época eles não tinham os recursos que tínhamos hoje, e mesmo assim eles pintavam e desenhavam como sendo uma obra de arte, que está exposição sirva como uma homenagem à todas pessoas que fizeram com a agricultura o que a nossa região é hoje”, destaca. De Bento Gonçalves estão expostos rótulos da Salton, Dreher, Fontanive, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Foto: Laura Kirchhof