NATAL é a festa da LUZ. A solenidade do NATAL, é a celebração do nascimento de Cristo, é a celebração mais importante entre os povos da cristandade. Podemos afirmar que celebrar o NATAL é celebrar o SOL da vida, que nos ilumina com a graça da salvação e da sabedoria.
” O Natal do Senhor não se apresenta a nós como lembrança do passado, mas o vemos no presente.”
Fazemos memória presente do nascimento de Cristo em meio à nossa frágil humanidade. Natal não é festa de uma idéia, mas é a festa que celebra a vida. Mas, qual a importância desta solenidade para todos nós?
Como é de nosso conhecimento, havia, nos anos que antecederam o nascimento de Jesus, uma expectativa muito grande pela vinda do Messias, o salvador prometido por Deus ao seu povo. Assim sendo, o nascimento de Cristo foi muito importante, pois, com ELE, o Senhor Jesus iniciara sua obra de Redenção do gênero Humano. Tal acontecimento foi antecipado de diversos sinais.
A Sagrada Escritura nos mostra que o nascimento de Jesus foi um motivi de grande Júbilo para os povos daquela época. Tantos os pastores judeus de Belém, quanto os magos pagãos do Oriente foram adorar o Menino Deus recém-nascido. Ao estabelecer a data do Natal no dia do “deus Sol”, a igreja mostra que cristo, ao nascer ensinou aos pagãos a não adorarem mais o sol físico, mas adorar aquele que é verdadeiro “SOL DA JUSTIÇA”. Isso é exposto de maneira brilhante em um trecho da liturgia:
” Teu nascimento, ó Cristo, nosso Deus, fez brilhar no mundo a luz da SABEDORIA; e graças a uma estrela, aqueles que adoravam os astros, aprenderam a adorar-te, SOL DA JUSTIÇA, e ao reconhecer em ti o Oriente que vem do alto: GLÓRIA A TI SENHOR.”
QUE NESTE NATAL LEMBREMOS: SOMOS CHAMADOS A SER PORTADORES DA LUZ.
A fé sempre será como uma luz a iluminar a existência. Quem se encontra com Deus e cultiva a espiritualidade é capaz de dar sabor aos seus dias. Não existe fé que não cause alegria, paz interior e esperança. O mundo precisa de luz e de sabor da vida. Cabe a cada um de nós mostrar esses valores…
“FELIZ E ABENÇOADO NATAL.”