É tempo da maior feira multissetorial do país em Bento. A ExpoBento 2013 abriu suas portas na tarde da quinta-feira confirmando a organização e o planejamento que fazem dela uma referência e esbanjando otimismo. Números superlativos, atrações diversificadas e uma miríade de ofertas em diversos segmentos vão atrair quase 200 mil pessoas ao parque de eventos em 11 dias. São quase duas vezes a população da cidade.

Há algum tempo, Bento Gonçalves é considerada um dos motores do empreendedorismo na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul, não só no setor industrial, como também nas áreas comercial e de serviços. A ExpoBento não necessita de grandes shows, tão pouco de brilhos externos. Na verdade, a feira sequer precisa crescer. A multifeira se consolida como a maior feira da cidade e transforma o parque em um enorme shopping center e em um ponto de encontro e diversão para toda a família.

A expectativa de público e da geração de negócios confirma a universalidade como marca. Um evento que agrada a todas as classes sociais, onde é possível encontrar produtos para todos os tipos de bolso, desde carros de luxo até prosaicas mantas ou produtos da colônia. Aliás, uma das grandes atrações do evento é exatamente a fartura de produtos coloniais que tão bem caracteriza a origem italiana do lugar.

Sempre um palco para o desfile de autoridades, este ano a abertura da feira não contou com o governador do Estado ou mesmo um representante do governo estadual. O que chamou mesmo a atenção foi a grande participação de lideranças serranas, inclusive com a participação do prefeito caxiense Alceu Barbosa Velho, em uma clara demonstração de que a ideia de unir as demandas serranas não deverá permanecer apenas nos discursos. A solenidade de abertura mostra o tamanho do desafio enfrentado pelo empresariado bento-gonçalvense, representado pelo Centro da Indústria Comércio e Serviços, o CIC, para promover a cidade e fazer os olhos do Rio Grande se voltarem para a capital da uva e do vinho.

Aos 23 anos, a ExpoBento consolida a maturidade no ritmo da Copa das Confederações, que promete atrair os olhares mundiais para o Brasil como um aperitivo da Copa do Mundo do ano que vem. O amadurecimento chegou, mais uma edição da ExpoBento começa. Hoje, a feira abre as portas para seu primeiro final de semana com uma expectativa bastante positiva. A pujança dos setores econômicos da cidade garantem uma estabilidade que poucos eventos no país conseguem. E um desempenho de campeão.